Perguntas mais frequentes
Área de Cliente
Utilitários

O que é um ficheiro CSV e como gero um ficheiro desse tipo para importar dados?

Um ficheiro CSV é um ficheiro sem formatação em que os valores estão separados por vírgulas, delimitados por aspas e cada linha tem um registo diferente, ou seja, um artigo, cliente ou fornecedor por linha.

Uma linha de um ficheiro CSV deve ter a seguinte aparência quando visualizado no bloco de notas ou outro programa do mesmo género:

"Pera","Origem: Portugal","871","5412","1,10","1","10".

Estes ficheiros podem ser criados a partir de qualquer software de Folha de Cálculo, sendo os mais conhecidos Microsoft Excel e o OpenOffice Calc. Para criar um ficheiro nestes programas, cada linha irá corresponder a um registo diferente, sendo que deve colocar cada valor numa célula diferente, como pode verificar na imagem. 

Neste caso, não precisa de adicionar aspas ou vírgulas a cada valor, pois o programa regista automaticamente(dependendo das configurações selecionadas ao exportar ou guardar com CSV).

Gerar um ficheiro CSV a partir de um .txt
Também é possível gerar um ficheiro CSV a partir de um .txt(formato do bloco de notas) sendo que neste caso deve manter a estrutura original do ficheiro CSV, ou seja, todos os dados devem ser delimitados por aspas e separados por vírgulas. De seguida, guarde o ficheiro no formato CSV.

Gerar um ficheiro CSV a partir de um ficheiro XLS ou ODS
Outra opção possível é gerar um ficheiro CSV a partir de qualquer ficheiro XLS ou ODS. Basta abrir o ficheiro num desses programas e Exportar ou Guardar Como o ficheiro no formato CSV e confirmar, nas opções de exportação, a definição da vírgula como separador e delimitador dos campos, as aspas.

Ligações de Interesse

Para saber mais sobre os ficheiros do tipo CSV
http://pt.wikipedia.org/wiki/Comma-separated_values

Procure na documentação
Ajuda complementar
Assuntos relacionados com "Área de Cliente"
Outros temas de ajuda
A nossa documentação está organizada por categorias e sub-categorias (Temas),
sendo atualizada com frequência para que possa estar a par de novidades, dicas e truques.
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!