Como exportar um ficheiro de inventário
Exportar um ficheiro com o inventário da sua empresa para reportar à Autoridade Tributária é um processo bastante simples.
Depois de gerar o ficheiro do inventário, este deverá ser comunicado à AT. Para saber quais são os requisitos para estar abrangido por esta obrigação, consulte esta FAQ.
Para compreender como exportar este ficheiro, execute os seguintes passos:
Passo 1
Aceda ao menu "Utilitários" e escolha a opção "Inventário de existências" (1);
Passo 2
Nesta secção são-lhe mostrados os artigos com erros que deverão ser corrigidos (2). Sem esta correção, não lhe será possível gerar o ficheiro. Estes erros em artigos correspondem aos que ainda não foram categorizados segundo as normas da AT. Para saber mais sobre este processo, consulte esta FAQ.
Passo 3
De seguida, escolha uma data sobre a qual pretende saber o inventário (3), podendo definir uma data de forma manual ou escolher uma das opções disponíveis na caixa de seleção.
Passo 4
Por último, basta escolher um dos 2 formatos disponíveis para efetuar a exportação, que correspondem a CSV ou XML (4). Clique na opção que pretende e o ficheiro é imediatamente descarregado para o seu computador.
Importante:
Seja qual for o formato escolhido, depois de transferido o ficheiro para o seu computador não o tente abrir em editores de texto, folhas de cálculo ou outros programas similares, correndo o risco de alterar o formato e encoding do mesmo. Se isto acontecer, o ficheiro deixa de ser válido pelos serviços da AT, e terá que gerar um novo ficheiro para poder voltar a submeter.
Para obter ajuda no processo de submissão e envio do ficheiro para a AT no eFatura, consulte esta FAQ.