O meu SAFT não passa na validação. O que fazer?
Acabou de exportar o seu SAF-T no Moloni e vai tentar validá-lo junto da AT (Autoridade Tributária) e dá erro. Nesta FAQ estão algumas explicações e passos para resolver o problema. Leia atentamente.
O SAF-T gerado pelo Moloni é compatível com o formato da versão 1.04 (Portaria Nº 302/2016) que é a ultima versão disponível pela Autoridade Tributária.
Confirme se nas definições da submissão do seu ficheiro SAF-T está a escolher essa versão de ficheiro.
Para saber quais os procedimentos para submeter um ficheiro SAF-T, consulte esta FAQ.
Caso não seja este o problema, então o segundo passo é confirmar que validador está a utilizar!
Muitos utilizadores pesquisam nos motores de busca pelo validador do SAF-T e ainda aparece o endereço do validadores antigos, que não suportam as novas alterações impostas em Dezembro de 2016.
Estes validadores têm bugs e muitas das vezes não apropriados nem de acordo com a alteração da lei que ocorreu em Dezembro de 2016.
Certifique-se de que apenas valida o seu ficheiro SAF-T no site do e-fatura, disponível em https://faturas.portaldasfinancas.gov.pt/, uma vez que pode validar e testar o mesmo sem ter que o submeter.
Não abra o ficheiro SAFT gerado pelo Moloni
Alguns utilizadores abrem o ficheiro gerado em editores de texto ou outros programas similares, correndo o risco de alterar o formato e encoding do mesmo.
Se isto acontecer, o ficheiro deixa de ser válido pelos serviços da AT, e terá que gerar um novo ficheiro para poder voltar a submeter.
Mas eu já estou a fazer tudo correcto e continua a dar erros
Nesse caso, entre em contacto connosco através do e-mail apoio@moloni.pt e indique-nos o seu contribuinte, bem como o mês que está atentar exportar, para que possamos analisar que erros estão a ser gerados com o ficheiro que está a submeter.
Fale agora com um especialista que o ajudará a tirar todas as suas dúvidas.