Perguntas mais frequentes
Área de Cliente
Documentos

Como criar um Documento Interno?

O Documento Interno é um documento sem qualquer valor fiscal, e tem como objetivo facilitar a organização do seu negócio.

Este é útil para situações de gestão interna da sua empresa, em que necessita de criar um documento e ir alterando o mesmo à medida que vai efetuando o trabalho, acrescentando ou alterando os artigos e/ou serviços até o serviço estar concluído. Como não tem valor fiscal, também não deve ser apresentado ao cliente.

Para editar o documento, deverá colocá-lo em rascunho primeiro.

Um exemplo disso eram as Fichas de Serviço, e que pode substituir por este novo tipo de documento, podendo no final converter facilmente para um Orçamento, Ficha de Serviço ou outro tipo de documento.

Nota Importante
Contudo, por imposição legal da Autoridade Tributária, os campos referentes a preços, valores unitários ou totais, impostos e retenções devem ser ocultados dos Documentos Internos.

Por isso, sempre que imprimir estes documentos em PDF, deixarão de aparecer as seguintes informações:

  • Dados dos clientes (Contribuinte, Cód Cliente, Vª Refª, Enc/Orç. e Moeda);
  • Colunas dos artigos com os valores do preço unitário, Imposto, Total líquido;
  • Resumo dos impostos, Bloco dos totais à direita, Dados de Transporte e Dados Bancários.

Contudo, é possível editar os campos. Estes irão ser úteis para documentos deste género é convertido noutro com valor fiscal relevante, como é o caso de uma fatura.

Como criar um Documento Interno?

Siga os passos seguintes para saber como criar um Documento Interno;

  1. Aceda a Documentos e clique em Documentos Internos.
  2. Clique em Adicionar Documento Interno.
  3. Preencha os campos e clique em Guardar.

O Documento Interno pode ser convertido nos seguintes documentos;

  • Fatura;
  • Fatura/Recibo;
  • Fatura Simplificada;
  • Fatura Pro forma;
  • Guia de Consignação;
  • Guia de Mov. de Ativos Próprios;
  • Guia de Remessa;
  • Guia de Transporte;
  • Orçamento;
  • Ficha de Serviço.

Para saber como funciona o processo de conversão, consulte esta FAQ.

Procure na documentação
Ajuda complementar
Assuntos relacionados com "Área de Cliente"
Outros temas de ajuda
A nossa documentação está organizada por categorias e sub-categorias (Temas),
sendo atualizada com frequência para que possa estar a par de novidades, dicas e truques.
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!
O Moloni utiliza cookies para lhe garantir a melhor experiência enquanto utilizador. Ao continuar a navegar no site, concorda com a utilização destes cookies. Entendi e aceito