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Como anular um documento?

De acordo com a legislação da Autoridade Tributária (AT), um documento, uma vez fechado, não pode ser alterado nem revertido para rascunho. Contudo, a sua anulação é permitida, desde que sejam cumpridos os requisitos legais.

Considerações gerais

Para anular um documento, a condição principal é que este ainda não tenha sido entregue ao cliente. Pode anular qualquer tipo de documento, mesmo que não seja o último que emitiu, e mesmo anulado, o documento permanece na sua conta e será comunicado à AT com o estado de Anulado.

Existem, contudo, duas exceções importantes. A primeira aplica-se a documentos que estão relacionados: não é possível anular um documento que serviu de base para outro. Para o fazer, terá de anular os documentos por ordem, por exemplo, se uma fatura já tem um recibo, anule primeiro o recibo para depois poder anular a fatura.

A segunda exceção diz respeito aos documentos de transporte. Após comunicados à AT, estes só podem ser anulados antes da hora de início do transporte. No entanto, se já tiver sido atribuído um código AT ao documento, a anulação já não será permitida.

Que tipos de documentos podem ser anulados? 

Documentos de débito e crédito:

  • Fatura;
  • Fatura Simplificada;
  • Fatura/Recibo;
  • Nota de Crédito;
  • Nota de Débito.

 

Documentos de transporte:

  • Guia de Remessa;
  • Guia de Transporte;
  • Guia de Consignação;
  • Guia de Movimentação de Ativos Próprios;
  • Nota de Devolução de Cliente.

 

Outros documentos:

  • Recibo;
  • Faturas de Consignação;
  • Nota de Encomenda;
  • Orçamento;
  • Ficha de Serviço;
  • Fatura Pro Forma;
  • Consultas de Mesa;
  • Devoluções de Pagamento.

Como anular um documento?

Siga os passos:

1. No documento que pretende anular, clique nos 3 pontos.

2. De seguida, selecione Anular documento.

3. Após a seleção, é exibida uma mensagem de confirmação, onde são mostrados os detalhes do documento, dados do responsável e os documentos relacionados. Clique em Confirmar e continuar.

4. Se pretender pode deixar uma nota sobre a anulação do documento, que é visível no Histórico do documento. De seguida, clique em Sim, anular o documento.

O documento foi anulado e pode ser visto na listagem correspondente.

Nota:

Ao anular um documento, o utilizador fica associado e responsabilizado pela anulação do documento. Confirme antes de anular um documento.
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