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Acções na lista de documentos

Aprenda a identificar e a interpretar os ícones de ações que fazem parte da listagem de documentos no Moloni.
Os ícones poderão variar conforme o tipo e o estado do documento que estiver a visualizar.

Tutorial em vídeo

Uma das colunas presentes nas listagens de documentos, do Moloni é a de “Ações”.

Esta coluna dispõe de 7 funcionalidades que lhe irão permitir efetuar as seguintes operações;

  • Exportar em PDF;
  • Enviar por e-mail;
  • Duplicar;
  • Converter;
  • Documentos relacionados;
  • Ver detalhes;
  • Anular documento ou colocar em estado de rascunho

Exportar em PDF
Tal como o nome indica, esta ação exporta o seu documento, como o caso de uma fatura ou guia de remessa, para o formato PDF (1).

Exportar PDF

Documento PDF

Enviar por e-mail
Clicando nesta opção (2) irá visualizar uma janela pop up com alguns campos que deverá preencher para poder enviar o seu documento por e-mail.
Neste mesmo ícone também é mostrado o número de vezes que este documento foi enviado por email. 

Enviar por e-mail

Para saber mais sobre enviar um e-mail para os seus clientes ou fornecedores, consulte esta FAQ.

Preencher as informações

Duplicar
Nesta opção (3) poderá duplicar um documento.
Ao clicar no botão será redirecionado para a ficha de detalhe do novo documento, que mantém as informações do anterior, mas que poderão ser alteradas. 

Duplicar documento

Aspeto do documento

Esta funcionalidade pode revelar-se útil quando desejar emitir uma fatura para o mesmo cliente, e que contenha também os mesmos artigos.

Converter
Esta funcionalidade (4) irá gerar automaticamente um novo documento a partir do que se encontre selecionado na lista. 

Converter documento

Assim que emitir uma fatura, por exemplo, poderá criar de forma automática o recibo que a irá liquidar, sendo que neste novo documento já irão constar os dados da fatura. 

Escolher uma das opções

Documentos relacionados
A opção de "Documentos relacionados(5) irá mostrar os documentos que deram origem ao presente documento, bem como documentos que tenham sido gerados a partir deste.

Documentos relacionados

Assim, a fatura que tem selecionada pode ter sido gerada a partir de outro documento (como uma avença), mas também pode já ter gerado um recibo, mediante o processo de conversão descrito anteriormente.

Janela com os documentos relacionados

Ver detalhes
Tal como o nome indica, clicando nesta opção (6) será redirecionado para a ficha de detalhe do documento.

Ver detalhes

Esta página mostra a aparência do documento finalizado e emitido, não podendo aqui efetuar alterações.
Para além disso, ainda dispõe de mais dois separadores; "Documentos Relacionados" e "Histórico do documento".

Documento finalizado

Anular documento/ Colocar em estado de rascunho
Dependendo do tipo de documento, irá encontrar o botão "Anular Documento" ou "Colocar Documento em Estado de Rascunho".
Em documentos que não podem ser editados depois de emitidos, irá encontrar a opção "Anular Documento(7).

Anular documento

Ao clicar, irá aparecer uma janela onde poderá continuar o processo de anular o documento.
Para saber mais, consulte este Guia.

Processo de anular o documento
Para alguns documentos sem qualquer valor fiscal, irá encontrar a opção "Colocar documentos em estado de rascunho".
Saiba mais sobre este processo, consultando esta FAQ.

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