Aprenda a identificar e a interpretar os ícones de ações que fazem parte da listagem de documentos no Moloni.
Os ícones poderão variar conforme o tipo e o estado do documento que estiver a visualizar.
Uma das colunas presentes nas listagens de documentos, do Moloni é a de “Ações”. Esta coluna dispõe de 7 funcionalidades que lhe irão permitir efetuar as seguintes operações;
- Exportar em PDF;
- Enviar por e-mail;
- Duplicar;
- Converter;
- Documentos relacionados;
- Ver detalhes;
- Anular documento ou colocar em estado de rascunho
Exportar em PDF
Tal como o nome indica, esta ação exporta o seu documento, como o caso de uma fatura ou guia de remessa, para o formato PDF (1) e (2).
Enviar por e-mail
Clicando nesta opção (3) irá visualizar uma janela pop up (4) com alguns campos que deverá preencher para poder enviar o seu documento por e-mail. Ao mesmo tempo, também é mostrado neste mesmo ícone (3) o número de vezes que este documento foi enviado por email.
Para saber mais sobre enviar um e-mail para os seus clientes ou fornecedores, consulte esta FAQ.
Duplicar
Nesta opção (5) poderá duplicar um documento. Ao clicar no botão será redirecionado para a ficha de detalhe do novo documento (6), que mantém as informações do anterior, mas que poderão ser alteradas.
Esta funcionalidade pode revelar-se útil quando desejar emitir uma fatura para o mesmo cliente, e que contenha também os mesmos artigos.
Converter
Esta funcionalidade (7) irá gerar automaticamente um novo documento a partir do que se encontre selecionado na lista.
Assim que emitir uma fatura, por exemplo, poderá criar de forma automática o recibo que a irá liquidar (8), sendo que neste novo documento já irão constar os dados da fatura.
Documentos relacionados
A opção de “Documentos relacionados” (9) irá mostrar os documentos que deram origem ao presente documento, bem como documentos que tenham sido gerados a partir deste.
Assim, a fatura que tem selecionada pode ter sido gerada a partir de outro documento, como uma avença (10), sendo que esta também pode já ter gerado um recibo (11), mediante o processo de conversão descrito anteriormente.
Ver detalhes
Tal como o nome indica, clicando nesta opção (12) será redirecionado para a ficha de detalhe do documento.
Esta página mostra a aparência do documento finalizado e emitido, não podendo aqui efetuar alterações. Para além disso, ainda dispõe de mais dois separadores; “Documentos Relacionados” (13) e “Histórico do documento” (14).
Anular documento/ Colocar em estado de rascunho
Dependendo do tipo de documento, irá encontrar o botão "Anular Documento" ou "Colocar Documento em Estado de Rascunho". Em documentos que não podem ser editados depois de emitidos, irá encontrar a opção "Anular Documento" (15). Para saber mais sobre esta opção, consulte esta FAQ.
Para alguns documentos sem qualquer valor fiscal, irá encontrar a opção "Colocar documentos em estado de rascunho" (16). Saiba mais sobre este processo, consultando esta FAQ.