É possível emitir documentos para clientes a quem o IVA de caixa não é aplicável?
Sim, o Moloni adicionou uma nova funcionalidade que permite que empresas com o regime de caixa ativo possam emitir documentos a clientes que não estejam abrangidos por este sistema. Esta opção é útil para clientes estrangeiros e permite usar as séries de documentos que não têm o regime de caixa aplicado.
Por defeito, quando emite um documento sujeito a IVA de caixa (faturas, recibos, faturas simplificadas e faturas-recibo) numa empresa que esteja abrigada por este regime, as séries que aparecem disponíveis são apenas as que têm o regime de caixa ativo.
Contudo, o Moloni tem agora uma opção que permite mostrar as outras séries e usá-las nos documentos, bastando para isso ativar uma opção que indica que o cliente não está ao abrigo do IVA de caixa.
Os passos seguintes explicam este processo simples:
Passo 1
Crie um novo documento. Para este exemplo, iremos emitir uma fatura (1).
Passo 2
Pesquise um cliente que não esteja ao abrigo do regime de IVA de Caixa (2).
Passo 3
As séries de documentos que estão disponíveis para selecionar têm o regime de IVA de caixa ativo. No entanto, é possível ver as outras séries, ativando, no cliente escolhido, a opção “Este cliente não está ao abrigo do regime de IVA de caixa” (3).
Passo 4
Depois, volte à caixa de seleção do campo Série e poderá ver no campo Série, as séries foram trocadas pelas que não têm este regime ativo (4). Escolha a que pretende e preencha o resto do documento.
Fale agora com um especialista que o ajudará a tirar todas as suas dúvidas.