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Como anular um documento?

Por imposição da AT não é possível colocar documentos em rascunho ou alterar os mesmos após o seu fecho. No entanto, é possível anulá-los, caso obedeçam a determinadas regras.

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Tutorial passo a passo

Assim, caso ainda não tenham sido entregues aos clientes ou comunicados à AT de forma manual, através do ficheiro SAF-T ou através da comunicação em tempo real, os documentos podem ser anulados, independentemente da sua ordem de emissão.

Por esse motivo, importa referir que pode anular qualquer documento (mesmo que não tenha sido o último a ser emitido), e que mesmo anulados, os documentos não desaparecem da sua conta e são comunicados à Autoridade Tributária com o estado "Anulado".

Por outro lado, não é possível anular documentos que tenham originado outros.

Nesse caso, deverão anular em primeiro lugar os documentos relacionados.

Assim, por exemplo, se uma Fatura estiver relacionada com um Recibo, essa mesma Fatura não pode ser anulada de imediato.
Terá de anular em primeiro lugar o Recibo e só depois é que a Fatura irá ficar disponível para ser anulada.

Os documentos que é possível colocar em estado anulado são:

  • Documentos de débito e crédito:
    • Fatura
    • Fatura Simplificada
    • Fatura/Recibo
    • Nota de Crédito
    • Nota de Débito
  • Documentos de transporte:
    • Guia de Remessa
    • Guia de Transporte
    • Guia de Consignação
    • Guia de Movimentação de Ativos Próprios
    • Nota de Devolução de Cliente
  • Outros documentos:
    • Recibo
    • Nota de Encomenda
    • Orçamento
    • Ficha de Serviço
    • Fatura Pro Forma

Nota importante:
Ao efetuar esta operação, o seu 'Utilizador' irá ficar associado e responsabilizado pela operação perante as autoridades competentes. Confirme sempre antes de executar esta operação, porque ela é irreversível e não poderá ser anulada.

Para anular um documento, siga os passos descritos abaixo, sendo que apenas pode ser anulado um documento de cada vez.

PASSO 1
Em qualquer listagem destes tipos de documentos, irá encontrar o botão de "Anular Documento" (1).
Para este exemplo iremos escolher uma Fatura.
Também encontra esta funcionalidade no detalhe de cada documento. 

PASSO 2
De seguida, irá aparecer uma janela com algumas informações.
Em primeiro lugar, os detalhes relativos ao documento (2), depois, se for o caso, em "Documentos relacionados" (3), o documento que lhe deu origem e finalmente, os dados do utilizador que irá realizar a operação.
Aqui, para além do nome, encontram-se a data, hora e endereço do IP (4).

PASSO 3
Para prosseguir para a anulação do documento, clique em "Sim! Quero anular o documento" (5).

PASSO 4
Antes, é ainda possível ainda adicionar observações, podendo indicar o motivo da anulação deste documento (6). Esta informação ficará também disponível no "Histórico do Documento" (em "Ver Detalhes").
Se realmente pretender anular o documento de forma definitiva, clique em "Sim! Quero anular o documento" (7).

PASSO 5
O documento foi anulado com sucesso e pode ser agora visto na listagem com uma cor diferente (8).

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