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Como anular um documento?

Por imposição da AT não é possível colocar documentos em rascunho ou alterar os mesmos após o seu fecho. No entanto, é possível anulá-los, caso obedeçam a determinadas regras.

Assim, caso ainda não tenham sido entregues aos clientes ou comunicados à AT de forma manual, através do ficheiro SAF-T ou através da comunicação em tempo real, os documentos podem ser anulados, independentemente da sua ordem de emissão.

Por esse motivo, importa referir que pode anular qualquer documento (mesmo que não tenha sido o último a ser emitido), e que mesmo anulados, os documentos não desaparecem da sua conta e são comunicados à Autoridade Tributária com o estado "Anulado".

Por outro lado, não é possível anular documentos que tenham originado outros. Nesse caso, deverão anular em primeiro lugar os documentos relacionados.

Assim, por exemplo, se uma Fatura estiver relacionada com um Recibo, essa mesma Fatura não pode ser anulada de imediato.
Terá de anular em primeiro lugar o Recibo e só depois é que a Fatura irá ficar disponível para ser anulada.

Tipos de documentos que podem ser anulados

Os documentos que é possível colocar em estado anulado são:

  • Documentos de débito e crédito:
    • Fatura
    • Fatura Simplificada
    • Fatura/Recibo
    • Nota de Crédito
    • Nota de Débito
  • Documentos de transporte:
    • Guia de Remessa
    • Guia de Transporte
    • Guia de Consignação
    • Guia de Movimentação de Ativos Próprios
    • Nota de Devolução de Cliente
  • Outros documentos:
    • Recibo
    • Faturas de Consignação
    • Nota de Encomenda
    • Orçamento
    • Ficha de Serviço
    • Fatura Pro Forma
    • Consultas de Mesa
    • Devoluções de Pagamento

Nota importante:
Ao efetuar esta operação, o seu 'Utilizador' irá ficar associado e responsabilizado pela operação perante as autoridades competentes. Confirme sempre antes de executar esta operação, porque ela é irreversível e não poderá ser anulada.

Como anular um documento?

Para anular um documento, siga os passos descritos abaixo, sendo que apenas pode ser anulado um documento de cada vez.

  1. Em qualquer listagem destes tipos de documentos, irá encontrar o botão de Anular Documento. Também encontra esta funcionalidade no detalhe de cada documento. 
    Anular documento
  2. De seguida, irá aparecer uma janela com algumas informações. Em primeiro lugar, os detalhes do documento, bem como os Documentos Relacionados. Depois, poderá ainda ver algumas informações sobre o responsável da operação.
  3. Para prosseguir, clique em Confirmar e continuar.
    Documentos relacionados
  4. Antes de finalizar a operação, poderá adicionar Notas sobre a anulação do documento. Esta informação ficará também disponível no Histórico do Documento.
  5. Para anular o documento de forma definitiva, clique em Sim, anular o documento.
    Anular o documento
  6. O documento será anulado com sucesso, podendo depois ser visto na listagem com uma cor diferente.
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