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Tabelas - Clientes
Como definir um limite de crédito para cada cliente?

O Moloni permite aplicar um limite de crédito para cada cliente, através de um campo existente na sua ficha de detalhe.

Este alerta irá aparecer nas Faturas e Notas de Débito, já que são os documentos que permitem lançar crédito.

Assim, sempre que emitir um destes documentos e o valor em dívida seja superior ao limite de crédito que definiu, irá visualizar um alerta. 

Para esse valor em dívida, será tido em conta o valor em dívida atual para o cliente e o valor do documento.

Tomemos, como exemplo, um cliente em que o limite definido é 100€ e o cliente tem já um valor em dívida de 60€:

  • Imagine que era emitido um documento no valor de 20€. Neste caso o alerta não iria aparecer (60+20=80).
  • Pelo contrário, imagine que era emitido um documento no valor de 50€. Neste caso, o montante em dívida, se o documento fosse emitido, seria de 110€, por isso, sim, o alerta iria aparecer.

 

Para saber como definir um limite de crédito, execute os seguintes passos;

PASSO 1
Aceda a "Tabelas" (1) e clique em "Clientes" (2).

PASSO 2
Depois, pesquise o seu cliente e clique nele ou então procure diretamente na listagem e clique em "Editar" (3) para entrar na ficha de detalhe.

PASSO 3
Já dentro da ficha de cliente, selecione o separador "Configurações de Faturação" (4).

PASSO 4
Procure o campo "Limite de Crédito" e insira um valor numérico (5) para definir o limite de crédito do cliente.

PASSO 5
Clique em "Atualizar" para guardar a informação (6).

PASSO 6
Caso emita uma Fatura ou Nota de Débito para este cliente, e o montante em dívida for superior ao que definiu no limite de crédito, irá aparecer este alerta.
Aqui são apresentados os valores do limite definido (7), o montante pendente naquele momento (8) e o montante pendente caso o documento seja emitido (9).

Neste exemplo, o montante em dívida do cliente era de 1.353,00€, e com a emissão do documento, ficaria 2.353,00€, superior ao limite que foi definido anteriormente.

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