No Moloni é possível configurar o diferimento do envio de alguns documentos à Autoridade Tributária através dos Web Services. Veja como é fácil e prática esta funcionalidade.
O Moloni permite-lhe configurar a sua conta para comunicar o envio dos seus documentos à Autoridade Tributária através dos Web Services (Saiba mais nesta FAQ).
Este procedimento, ao contrário da exportação do ficheiro SAFT, após estar configurado, não requer qualquer intervenção da sua parte, e assim que um documento de débito ou crédito (Ver abaixo) for emitido, o mesmo é comunicado à Autoridade Tributária em tempo real.
No entanto, existe no Moloni a possibilidade de diferir essa comunicação dos documentos à Autoridade Tributária, podendo adiar até um máximo de 15 dias.
Nota Importante:
Inicialmente, o limite para diferimento de comunicação era de 20 dias, mas devido a alterações legais, esta passa agora para 15 dias, sendo que todas as empresas que tinham mais de 15 dias definidos foram reconfiguradas para o novo máximo.
No entanto, o prazo para a comunicação do SAF-T (PT) irá sofrer alterações a partir de 1 de Janeiro de 2020.
Assim, para faturas emitidas a partir desta data, o ficheiro passará a ser submetido até ao dia 12 de cada mês.
Por defeito todas as empresas comunicam os documentos em tempo real, mas caso altere essa configuração, os seus documentos só irão ser comunicados passados esses dias que escolheu na configuração, a partir da data do documento.
Qual a data de controlo?
A data de controlo a partir do qual contam os dias para ser feito o envio, é a data do documento e não a data da criação do documento, por isso, significa se hoje fizermos um documento com a data de há 5 dias, e tivermos na configuração um diferimento de 2 dias, ele vai ser comunicado no momento em que o fechar.
Quais as vantagens deste sistema
A principal vantagem desta configuração é poder colocar um documento em estado anulado antes de o comunicar à Autoridade Tributária, no caso de cumprir os requisitos descritos nesta FAQ.
Quais os documentos em que posso efetuar este controle?
Os 5 tipos de documentos de débito e crédito:
- Fatura;
- Fatura Simplificada;
- Fatura/Recibo;
- Nota de Crédito;
- Nota de Débito
Posso alterar ou desativar esta opção quando quiser?
Sim. Esta opção pode ser alterada sempre que entender, e mesmo que já tenha documentos criados sem estarem comunicados e alterar esta configuração, irá influenciar a data da sua comunicação.
Por isso, se existirem documentos que ainda não tenham sido comunicados e com a alteração da configuração já estejam dentro desse prazo, serão logo comunicados e o contrário também se aplica. Se aumentar o prazo, os documentos que ainda não tenham sido comunicados, irão alargar o tempo de diferimento, independentemente de já terem sido criados antes de alterar a configuração.
Como posso configurar a opção
Para ativar esta opção siga estes passos:
Passo 1
Aceda ao menu "Perfil & Conta" (1), e no grupo "Autoridade Tributária" escolha a opção "Configuração da Ligação" (2);
Passo 2
Nesse separador (3), caso a opção de comunicação esteja ativa, irá visualizar o campo "Comunicar documentos à AT com diferimentos de X dias" (4);
Passo 3
Insira um valor entre 0 e 12 (5) e depois carregue no botão "Atualizar" (6) no canto superior esquerdo.
Passo 4
Depois desta opção estar ativa, irá poder visualizar no momento da criação ou edição de um documento, e com base na data em que o estiver a criar, qual a data em que o documento será comunicado (7).