Perguntas mais frequentes
Área de Cliente
Configurações - Séries

Guia para a comunicação de séries

De acordo com as obrigações legais impostas para este ano, a Moloni reuniu um guia prático para saber como comunicar séries. Este processo pode ser feito de duas formas: automática e manual.

Comunicação Automática

Tenho um utilizador configurado para comunicar faturas e/ou documentos de transporte

Siga os passos:

1. Aceda ao Portal das Finanças.

2. Ative a caixa de verificação da opção WSE - Comunicação e Gestão de Séries por webservice e clique em Submeter. Não necessita de ativar a permissão CGS - Comunicação e Gestão de Séries.

Guia para a comunicação de séries 1

3. No Moloni, aceda ao menu A.Tributária > Configuração da Ligação e ative a opção Registo de séries AT.

Guia para a comunicação de séries 2

4. Para concluir o processo, aceda ao menu Configurações > Séries de Documentos

Selecione o botão Registar todas as séries ou selecione as séries que pretende comunicar e clique no botão Registar séries selecionadas no AT.

O processo de registo na AT demora alguns minutos, visto que são comunicados todos os tipos de documentos fiscais e de conferência dentro de cada série.

Em alternativa, se não pretender comunicar todos os documentos, pode comunicar apenas os documentos pretendidos, clicando em Editar e acedendo ao detalhe de cada série de documentos.

Não tenho um utilizador configurado na AT

Siga os passos dos seguintes Guias:

Como criar um utilizador no site da AT?

Siga os passos:

1. Aceda ao site da AT.

2. Clique em Iniciar Sessão para fazer o login.

Guia para a comunicação de séries 3

3. Introduza os seus dados: Nº de Contribuinte e a Senha de acesso. Clique em Autenticar.

Guia para a comunicação de séries 4

4. No canto superior direito encontra o separador A Minha Área. Clique para aceder à sua Área Pessoal.

Guia para a comunicação de séries 5

5. Clique em Todos os Serviços.

Guia para a comunicação de séries 6

6. Procure o grupo Autenticação de Contribuintes e clique em Gestão de Utilizadores.

Guia para a comunicação de séries 7

7. Clique em Criar um novo utilizador.

Guia para a comunicação de séries 8

8. Preencha os campos do formulário.

9. Ative a permissão WSE - Comunicação e Gestão de Séries por webservice.

Guia para a comunicação de séries 9

10. Para finalizar, clique em Submeter.

Configuração a ligação à AT no Moloni

1. Na área de cliente, aceda ao menu A. Tributária e clique em Configuração da Ligação.

Guia para a comunicação de séries 9

2. Insira o ID Utilizador que criou no site da AT e a Palavra-Passe.

Se ainda não sabe como criar um utilizador, consulte este Guia.

Guia para a comunicação de séries 10

3. Ative a caixa de verificação Registo de séries AT.

Guia para a comunicação de séries 11

Ao selecionar esta opção ativa a comunicação automática de séries com a AT.

4. Clique em Atualizar e a sua conta está pronta para comunicar séries com a AT.

Guia para a comunicação de séries 12

5. Para concluir o processo, aceda ao menu Configurações > Séries de Documentos

Selecione o botão Registar todas as séries ou selecione as séries que pretende comunicar e clique no botão Registar séries selecionadas no AT.

O processo de registo na AT demora alguns minutos, visto que são comunicados todos os tipos de documentos fiscais e de conferência dentro de cada série.

Em alternativa, se não pretender comunicar todos os documentos, pode comunicar apenas os documentos pretendidos, clicando em Editar e acedendo ao detalhe de cada série de documentos.

Comunicação Manual

Já comuniquei as séries no portal da AT e tenho o código de validação

Para registar manualmente os documentos pertencentes a uma série, siga os passos:

1. Ao criar ou editar uma série, após o preenchimento dos campos solicitados, clique no separador Novo registo AT para realizar a comunicação da série de um ou vários tipos de documentos.

Guia para a comunicação de séries 13

2. Nos tipos de documentos que pretende comunicar, preencha o número inicial e selecione a data prevista para o início da sua utilização, tal como registado na AT.

Guia para a comunicação de séries 14

3. Clique no botão Inserir código de validação e insira o código fornecido pela AT, com consoantes maiúsculas e algarismos (excluindo o zero “0” e o “1”) e cadeia de caracteres de no mínimo 8 caracteres.

Guia para a comunicação de séries 15

4. Clique no botão para validar.

Guia para a comunicação de séries 16

Após a comunicação da série, é apresentado um novo separador Registo AT, onde é possível consultar o estado de comunicação da série.

Guia para a comunicação de séries 17

Ainda não fiz qualquer comunicação

Siga os passos:

1. Aceda ao Portal das finanças e faça login com os seus dados.

2. Na AT, através do motor de busca, pesquise Comunicar séries.

Guia para a comunicação de séries 18

3. No primeiro resultado clique em Aceder.

Guia para a comunicação de séries 19

4. Clique em Comunicação de séries.

Guia para a comunicação de séries 20

5. Nesta página encontra um registo de todas as séries comunicadas. Na secção Operações disponíveis clique em Registar.

Guia para a comunicação de séries 21

6. Preencha os dados solicitados relativos à série e tipo de documento.

7. No campo Meio de Processamento, selecione a opção Programa Informático de Faturação e insira o Número Certificado: 2860.

Guia para a comunicação de séries 22

8. Clique em Confirmar. A série foi registada com sucesso e foi atribuído um código de validação. Este código deve ser inserido no Moloni. Para isso aceda ao menu Configurações > Série de Documentos.

Guia para a comunicação de séries 23

9. Edite a série comunicada anteriormente.

Guia para a comunicação de séries 24

10. Na secção do tipo de documento comunicado anteriormente, preencha o código de validação e clique neste botão

Guia para a comunicação de séries 25

11. A comunicação foi concluída com sucesso.

Guia para a comunicação de séries 26

Procure na documentação
Ajuda complementar
Assuntos relacionados com "Área de Cliente"
Outros temas de ajuda
Nesta secção, encontra os temas que podem suscitar algumas dúvidas. Esperamos, desta forma, dar resposta às Perguntas Mais Frequentes. Garantimos que a nossa documentação está sempre organizada por categorias e sub-categorias (temas), sendo atualizada com frequência, para que possa estar a par de novidades, dicas e truques. Todas irão responder às suas questões, com detalhes explicados passo-a-passo.
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!