Perguntas mais frequentes
Área de Cliente
Configurações - Séries

Como consultar o estado das séries comunicadas à AT?

O Moloni disponibiliza uma secção onde pode consultar todos os registos de comunicação com a AT bem como o estado das séries.

Siga os passos:

1. Aceda ao menu Configurações > Séries de Documentos.

2. Clique no botão Registos de séries à AT.

3. Nesta secção encontra uma listagem de todos os registos de comunicação de séries efetuados. 

A listagem encontra-se dividida pelas colunas: 

  • Série;*
  • Tipo de série;*
  • Tipo de Documento;*
  • Estado da série;*
  • Código de validação;
  • Última data de comunicação;
  • Tipo de comunicação;
  • Mensagem.

*Pode ordenar estas colunas, individualmente, por ordem alfabética e ordem ascendente ou descendente.

4. A coluna Estado da série pode apresentar os seguintes estados:

Ativa - a série já foi comunicada à AT para este tipo de documento, podendo ser usada em documentos desse tipo;

Anulada - a comunicação da série à AT para este tipo de documento foi anulada, e a série deixa de poder ser usada em documentos desse tipo;

Uma série só pode ser anulada caso se encontre no estado Ativa e ter sido comunicada no próprio dia ou no dia seguinte. 

Finalizada - a série foi finalizada para este tipo de documento, deixando de poder ser usada em documentos desse tipo.

5. Em cada série pode clicar no ícone Editar para poder anular ou finalizar cada comunicação.

Uma série só pode ser anulada caso se encontre no estado Ativa e ter sido comunicada no próprio dia ou no dia seguinte. 

Nota:

Durante o processo de criação de um documento pode verificar o estado da série pretendida para o tipo de documento.

A leitura deste guia, não dispensa a consulta da documentação disponibilizada pela AT. Para mais informações consulte este link:
https://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/apoio_contribuinte/Faturacao/Comunicacao_Series_ATCUD/Paginas/default.aspx

Ligações de Interesse

https://www.moloni.pt/suporte/como-comunicar-series-automaticamente-no-moloni

Procure na documentação
Ajuda complementar
Assuntos relacionados com "Área de Cliente"
Outros temas de ajuda
A nossa documentação está organizada por categorias e sub-categorias (Temas),
sendo atualizada com frequência para que possa estar a par de novidades, dicas e truques.
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!