Perguntas mais frequentes
Área de Cliente
Documentos

Posso usar artigos em documentos de fornecedores, sem eles terem fornecedor?

Sim, pode. O Moloni permite que crie um documento para um fornecedor (Fatura ou Nota de Encomenda por exemplo), usando artigos que não estejam ligados ao fornecedor a quem estamos a emitir o documento.

O objetivo deste mecanismo é permitir que os utilizadores do Moloni possam usar artigos nos documentos de fornecedores, sem que exista qualquer ligação entre um determinado artigo e um fornecedor.

Passo 1
No exemplo seguinte, o artigo “Limão(1) não tem o fornecedor para o qual o documento está a ser emitido (2), mas poderá ser adicionado na mesma.

Passo 2
Desta forma, quando pesquisar um artigo neste tipo de documentos, os resultados obtidos referem-se a todos os artigos disponíveis na sua conta Moloni (3) e não apenas aos artigos pertencentes ao fornecedor que escolheu.

Com este procedimento o cliente obtém bastantes vantagens, pois quando emitir um documento para um fornecedor, pode adicionar qualquer artigo mesmo que o fornecedor não seja o mesmo.

Contudo existem alguns detalhes que convém ter em atenção nesta funcionalidade; uma vez que a pesquisa é feita em todos os artigos existentes, poderá ter de usar termos mais específicos de forma a obter um resultado mais eficiente.

Passo 3
Depois, ao inserir um artigo que não pertença a um fornecedor, quando o documento é emitido é criada uma associação entre os dois, sendo que o fornecedor (4) fica automaticamente a fazer parte do artigo (5), ficando com o “Preço de Custo” que foi inserido no documento (6).

 

Por outro lado, o Moloni permite criar uma Nota de encomenda com artigos de vários fornecedores, que ao finalizar a mesma, cria tantas Notas de Encomenda quantos fornecedores existirem para fornecer os artigos que escolheu. Consulte esta Faq para conhecer melhor este procedimento.

Passo 4
Contudo, se numa Nota de Encomenda, usar artigos que não têm nenhum fornecedor, todos eles serão agregados num só documento que será emitido na mesma, mas sem ser dirigido a nenhum fornecedor, aparecendo este campo vazio na listagem (7).

Passo 5
Suponhamos que emitimos uma nota de fornecedor com 5 artigos; 2 deles com fornecedores diferentes (8 e 9) e mais 3 artigos sem qualquer fornecedor (10).

Passo 6
No final serão criados 3 documentos diferentes;
1 Nota de Encomenda para o fornecedor “Distribuidora Bonifácio(11);
1 Nota de Encomenda para o fornecedor “Distribuidora Alimentícia(12);
1 Nota de Encomenda com os 3 restantes artigos sem fornecedor (13).

Ligações de Interesse

Mais informação sobre como trabalhar com separadores
https://www.moloni.pt/suporte/index.php?action=getFaqDetail&id=82

Procure na documentação
Pesquisar
Ajuda complementar
Assuntos relacionados com "Área de Cliente"
Outros temas de ajuda
A nossa documentação está organizada por categorias e sub-categorias (Temas),
sendo atualizada com frequência para que possa estar a par de novidades, dicas e truques.
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!
Experimentar
Login/Entrar
Subscreva a Newsletter
Subscrever
© 2020 Moloni
Software de facturação online
Certificado pela Autoridade Tributária Nº1455
O Moloni utiliza cookies para lhe garantir a melhor experiência enquanto utilizador. Ao continuar a navegar no site, concorda com a utilização destes cookies. Entendi e aceito