Como inserir uma fatura?
Inserir uma fatura ou um documento de venda no Moloni é fácil. Rapidamente consegue criar, exportar e entregar ao seu cliente por e-mail um documento criado.
Siga os passos abaixo descritos para compreender em pormenor como funciona o processo de inserir uma fatura:
Passo 1
Em primeiro lugar aceda ao menu “Movimentos” onde irá encontrar todo os documentos que poderá criar. Vamos escolher para este exemplo a opção “Fatura” (1).
Passo 2
Aqui irá visualizar uma listagem com todas as faturas que emitir. Clique em “Adicionar Fatura” (2) para criar uma nova.
Passo 3
De seguida, deverá dar início ao seu preenchimento. Escolha a "Data de Emissão" (3) e uma "Série" (4).
Passo 4
A seguir, adicione o cliente em "Pesquisa de Clientes". Para isso basta inserir 3 caracteres do seu nome, código ou contribuinte e irá aparecer uma lista com os resultados pesquisados (5). Clique depois no pretendido.
Passo 5
Pode ver agora o cliente selecionado (6). Poderá editar o cliente clicando aqui (7). No entanto, se ainda não tiver adicionado à sua conta o cliente que irá faturar, poderá fazê-lo sem sair do seu documento, usando a ferramenta "Adicionar Cliente" (8).
Passo 6
Escolhido o cliente, deverá adicionar os artigos à sua fatura. Para isso, pesquise o seu artigo bastando também inserir 3 caracteres do seu nome, referência ou código de barras (9). Clique no artigo que pretende.
Passo 7
Pode também adicionar artigos através do leitor de código de barras. Para isso basta clicar neste ícone (10) e ativar a pesquisa para leitor de códigos de barras. Assim, desde que o cursor esteja colocado no campo, poderá começar a adicionar artigos. Saiba mais sobre este processo, através desta Guia.
Passo 8
Poderá adicionar mais, voltando a pesquisar por eles neste campo (11). Por outro lado, pode inserir vários artigos em simultâneo, usando duas funções; "Pesquisar Artigos" (12) e "Opções de Artigos" (13). Consulte esta FAQ para saber mais.
Passo 9
Todos os artigos que vão sendo inseridos na fatura encontram-se nesta listagem, onde poderá depois modificar algumas opções para cada artigo, como a "Quantidade" (14), "Preço Unitário" (15) ou o imposto (16). Consulte esta FAQ para conhecer mais pormenores.
Passo 10
Para aplicar a mesma opção a vários artigos, poderá usar mais uma vez a ferramenta "Opções de Artigos"(17).
Passo 11
Inseridos todos os artigos, poderá depois conferir os valores totais a pagar (18), bem como descontos e impostos aplicados. Poderá ainda alterar os campos de "Entrega e Transporte" (19).
Passo 12
Finalize o seu documento clicando em "Guardar e Finalizar Documento" (20). A partir daqui já não poderá fazer alterações ao seu documento. Contudo, poderá optar por guardar o seu documento em rascunho, clicando em "Guardar Rascunho".
PASSO 13
A sua fatura será emitida com sucesso, podendo agora exportar o seu documento para PDF (21).