Perguntas mais frequentes
Área de Cliente
Tabelas - Clientes

Bloqueio na alteração da descrição do artigo após ser utilizado

Com o objetivo de garantir o cumprimento do Despacho n.º 8632/2014, de 3 de julho, da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), foram implementadas algumas alterações na forma como os dados de artigos podem ser alterados.

Desta forma, o campo Descrição do Artigo no SAF-T (PT) passa a utilizar sempre o nome original do artigo.

1. Qual é a principal alteração na gestão de artigos?

A principal alteração é o bloqueio da edição do nome na ficha do artigo, após a sua primeira emissão em qualquer documento.

2. Porque é que o nome do artigo não pode ser alterado?

Esta medida faz com que o campo Descrição do Artigo no SAF-T (PT) seja consistente em todos os documentos, conforme exigido pela AT. O nome original será sempre o valor usado no SAF-T (PT), cumprindo a determinação do normativo.

3. Se for bloqueado, como se pode adaptar o nome nos documentos?

Para minimizar o impacto, continua a poder alterar o nome do artigo diretamente na linha de item do documento no momento da emissão:

  • O nome original (inalterável) é a Descrição do Artigo, usado no SAF-T (PT).
  • O nome que se insere no documento é a Descrição da Linha de Documento.

4. Onde serão apresentadas estas duas versões do nome?

Sempre que o nome no documento for diferente do nome original, o Moloni apresentará ambos os nomes para que o artigo seja facilmente identificável. Isto ocorrerá nos seguintes locais:

  • Documento PDF (a cópia do documento que envia ao cliente);
  • Detalhe do Documento (visualização no Moloni);
  • POS Ticket (no ecrã e no talão de venda).

5. Como é que esta alteração afeta os Artigos Compostos?

O mesmo princípio aplica-se aos Artigos Compostos. O sistema irá garantir que a Descrição do Artigo (nome original) do conjunto e dos seus componentes é utilizada corretamente para exportação (SAF-T (PT), permitindo a adaptação do nome no documento, se necessário.

6. O que devo fazer antes da atualização?

Recomendamos que reveja e uniformize os nomes de todos os seus artigos antes da implementação. O nome que o artigo tiver na sua primeira utilização será o seu nome final e inalterável para o SAF-T (PT).

7. Utilizo Tags Inteligentes. Como devo proceder?

Se utiliza Tags Inteligentes para automatizar datas ou nomes (por exemplo, para que a fatura seja emitida com "Mensalidade de Janeiro"), nunca deve colocar a tag no nome original do artigo (na ficha do produto).

Como o nome do artigo fica "bloqueado" para o SAF-T após a primeira utilização, se colocar a tag nesse campo, a mesma poderá ficar fixa com o valor da primeira emissão.

A forma correta é:

  • Manter o Nome do Artigo predefinido na ficha do produto (ex: "Avença Mensal de Serviços").
  • Inserir a Tag Inteligente (ex: ##mes_nome##) apenas na Descrição da Linha ou no Resumo diretamente no documento de Avença ou Evento.

Desta forma, o Moloni respeita a regra do SAF-T (mantendo o nome do artigo fixo) e, ao mesmo tempo, gera o documento final para o cliente com a descrição dinâmica correta (ex: "Avença Mensal de Serviços - Janeiro").

Procure na documentação
Ajuda complementar
Assuntos relacionados com "Área de Cliente"
Outros temas de ajuda
Nesta secção, encontra os temas que podem suscitar algumas dúvidas. Esperamos, desta forma, dar resposta às Perguntas Mais Frequentes. Garantimos que a nossa documentação está sempre organizada por categorias e sub-categorias (temas), sendo atualizada com frequência, para que possa estar a par de novidades, dicas e truques. Todas irão responder às suas questões, com detalhes explicados passo-a-passo.
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!