Bloqueio na alteração da descrição do artigo após ser utilizado
Com o objetivo de garantir o cumprimento do Despacho n.º 8632/2014, de 3 de julho, da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), foram implementadas algumas alterações na forma como os dados de artigos podem ser alterados.
Desta forma, o campo Descrição do Artigo no SAF-T (PT) passa a utilizar sempre o nome original do artigo.
1. Qual é a principal alteração na gestão de artigos?
A principal alteração é o bloqueio da edição do nome na ficha do artigo, após a sua primeira emissão em qualquer documento.
2. Porque é que o nome do artigo não pode ser alterado?
Esta medida faz com que o campo Descrição do Artigo no SAF-T (PT) seja consistente em todos os documentos, conforme exigido pela AT. O nome original será sempre o valor usado no SAF-T (PT), cumprindo a determinação do normativo.
3. Se for bloqueado, como se pode adaptar o nome nos documentos?
Para minimizar o impacto, continua a poder alterar o nome do artigo diretamente na linha de item do documento no momento da emissão:
- O nome original (inalterável) é a Descrição do Artigo, usado no SAF-T (PT).
- O nome que se insere no documento é a Descrição da Linha de Documento.
4. Onde serão apresentadas estas duas versões do nome?
Sempre que o nome no documento for diferente do nome original, o Moloni apresentará ambos os nomes para que o artigo seja facilmente identificável. Isto ocorrerá nos seguintes locais:
- Documento PDF (a cópia do documento que envia ao cliente);
- Detalhe do Documento (visualização no Moloni);
- POS Ticket (no ecrã e no talão de venda).
5. Como é que esta alteração afeta os Artigos Compostos?
O mesmo princípio aplica-se aos Artigos Compostos. O sistema irá garantir que a Descrição do Artigo (nome original) do conjunto e dos seus componentes é utilizada corretamente para exportação (SAF-T (PT), permitindo a adaptação do nome no documento, se necessário.
6. O que devo fazer antes da atualização?
Recomendamos que reveja e uniformize os nomes de todos os seus artigos antes da implementação. O nome que o artigo tiver na sua primeira utilização será o seu nome final e inalterável para o SAF-T (PT).
7. Utilizo Tags Inteligentes. Como devo proceder?
Se utiliza Tags Inteligentes para automatizar datas ou nomes (por exemplo, para que a fatura seja emitida com "Mensalidade de Janeiro"), nunca deve colocar a tag no nome original do artigo (na ficha do produto).
Como o nome do artigo fica "bloqueado" para o SAF-T após a primeira utilização, se colocar a tag nesse campo, a mesma poderá ficar fixa com o valor da primeira emissão.
A forma correta é:
- Manter o Nome do Artigo predefinido na ficha do produto (ex: "Avença Mensal de Serviços").
- Inserir a Tag Inteligente (ex: ##mes_nome##) apenas na Descrição da Linha ou no Resumo diretamente no documento de Avença ou Evento.
Desta forma, o Moloni respeita a regra do SAF-T (mantendo o nome do artigo fixo) e, ao mesmo tempo, gera o documento final para o cliente com a descrição dinâmica correta (ex: "Avença Mensal de Serviços - Janeiro").
Fale agora com um especialista que o ajudará a tirar todas as suas dúvidas.