Perguntas mais frequentes
Área de Cliente
Utilitários

Acabei de importar os artigos. E agora como é que eu os organizo?

O conteúdo desta FAQ foi atualizado. Consulte a sua nova versão aqui.

Se já passou por todo o processo de importação dos artigos através de um ficheiro CSV ou SAFT, agora ainda falta arrumar os artigos e definir alguns dos campos. Este procedimento funciona da mesma forma para clientes e fornecedores.

A partir deste momento vai ter que passar por os seguintes passos:

Passo 1
Depois de submeter o CSV, o Moloni analisa o ficheiro, verifica a ordem dos campos em cada linha, verifica campo a campo, se tem valores aceitáveis, e depois apresenta uma listagem com o que acabou de importar e aceitar (1);

Passo 2
Nesta fase (da listagem), os artigos já estão inseridos na sua conta da plataforma, mas com um status não utilizável para documentos e outras funcionalidades, porque precisam de completar algumas opções nomeadamente; "Tipo", "Unidade" e "Categoria" (2);

Poderá também editar o campo “Preço” e o campo “Stock(3);

Passo 3
Para completar os dados de cada artigo, selecione a opção que pretende (4) e clique em “Atualizar lista” (5).

Passo 4
Se for o caso, poderá aplicar a mesma definição a vários artigos, ou várias definições ao mesmo artigo, selecionando os respetivos (6) e escolhendo depois uma ou mais opções pretendidas na secção "Aplicar aos Selecionados" (7)

Passo 5
De seguida clique em “Aplicar” (8) para aplicar as novas informações e depois em “Atualizar lista” (9).

Passo 6
Para selecionar todos os artigos de uma vez, ative a caixa de seleção situada no título da coluna (10).

Passo 7
Enquanto não completar todas estas opções para os artigos que importou, estes continuarão a figurar nesta lista, bem como no botão “Organizar artigos importados(11), visível em “Categorias de Artigos” do menu “Tabelas”, que indica o número de artigos para os quais as informações estão ainda incompletas.

Passo 8
Se pretender eliminar um artigo, ative a caixa de seleção correspondente e clique em “Atualizar”. Também poderá eliminar todos os artigos de uma vez, clicando na coluna do mesmo nome (12) e escolhendo depois “Atualizar lista”.

Uma ajuda preciosa!

Porque sabemos que nestas alturas todas as ajudas são poucas, no Moloni ainda vamos um passo mais à frente na importação!
Cada vez que fizer uma importação, e detetarmos que alguma linha tem campos que estão errados (com dados não suportados, ou dados fora do sítio), geramos um novo ficheiro CSV apenas com as linhas dos registos com erros detetados, e devolvemos para poder fazer download, corrigir as linhas, e voltar a submeter esse novo ficheiro. Prático não é?

Procure na documentação
Ajuda complementar
Assuntos relacionados com "Área de Cliente"
Outros temas de ajuda
A nossa documentação está organizada por categorias e sub-categorias (Temas),
sendo atualizada com frequência para que possa estar a par de novidades, dicas e truques.
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!
O Moloni utiliza cookies para lhe garantir a melhor experiência enquanto utilizador. Ao continuar a navegar no site, concorda com a utilização destes cookies. Entendi e aceito