Blog do Moloni

Euro Digital, em que consiste?

Atualizado a
2 minutos de leitura

O euro digital ainda não existe, mas será uma moeda digital emitida pelo Banco Central Europeu com o objetivo de transmitir mais segurança e estabilidade que as criptomoedas.

Ainda não se encontra em circulação mas já existe um plano base à volta deste conceito e que prevê a sua utilização por pessoas e empresas, nas mais variadas transações, por ser interligada ao Banco Central Europeu. Será um meio de pagamento fiável e de confiança, com todas as garantias de segurança para os seus utilizadores.

Porque é que surgiu?

Surgiu devido à popularidade que os criptoativos têm vindo a ganhar nestes últimos anos e que fez com que os bancos centrais a nível mundial começassem a procurar uma solução para implementar:

    • Uma moeda que permita beneficiar das vantagens da digitalização;
    • Uma moeda sem riscos de insolvência.

Vai substituir o euro?

Esta moeda será um complemento ao atual euro e não um substituto e também uma forma de garantir pagamentos rápidos e seguros por via digital. Segundo a informação divulgada pelo BCE, esta moeda está a ser desenvolvida com o intuito de ser um meio de pagamento e não um instrumento para investimentos.

Quando iremos usufruir do euro digital?

Ainda não existe data para a sua implementação. A fase de estudos teve início em julho de 2021 e irá decorrer até outubro de 2023, data em que se prevê verificar a forma como os intermediários financeiros conseguirão prestar serviços ao utilizador final.

Estando a fase de estudos completa, deverá passar à fase seguinte que poderá durar, em média, cerca de três anos. Durante este período está prevista a elaboração de testes sobre o aplicado e desenvolver os serviços integrados.

Pedro Cardoso
Pedro Cardoso
Criador de conteúdos na Moloni, grande fã de jogos online e de uma boa série, o Pedro é formado em Comunicação e Multimédia e adora comunicação e webdesign.
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!