Blog do Moloni

Análise Custo-Benefício

Atualizado a

A tomada de decisão pode ser um processo desafiante, principalmente quando há várias soluções em disputa. Veja aqui como pode ter ajuda.

Custo Benefício Imagem

A Análise Custo-Benefício é uma ferramenta de análise usada na avaliação de investimentos para legitimação das decisões de gestão que estejam relacionadas, com o objetivo de avaliar as vantagens de realização de investimentos para uma mais fácil alocação de recursos demonstrando aos stakeholders da empresa a conveniência de escolher uma alternativa de investimento em detrimento de outras.

Esta análise deve basear-se na determinação de uma unidade mínima de análise que normalmente é monetária. Mesmo quando se determinam outras unidades como por exemplo horas trabalhadas ou quilómetros percorridos, a unidade subjacente será sempre o custo que essas unidades têm monetariamente. É a diferença entre a unidade de custos e a unidade de proveitos que determina a viabilidade de uma solução ou a escolha de uma sobre outra. Paralelamente deverá também ser estabelecido um custo “negativo”, ou seja, determinar com base na mesma unidade de medida, qual o custo de não ser feito o investimento e, se possível, de forma evolutiva. No caso de haver vários indicadores de performance, deve ser considerada a realização de uma ACB por cada indicador.

A utilização desta análise poderá significar as seguintes vantagens:

  • Agregar/combinar várias categorias de benefícios;
  • Detetar necessidades de informação e indicadores de performance capazes de determinar o sucesso dos projetos de investimento;
  • Simplicidade de conceção e definição dos objetivos a atingir;
  • Produz informação quantificável para a tomada de decisão.

Por outro lado, pode significar as seguintes desvantagens:

  • A determinação dos critérios de análise é feita de forma subjetiva e de acordo com perceções individuais dos recursos que podem ser alocados/disponibilizados ao projeto;
  • Há alguma dificuldade na contextualização de outros fatores de ambiência externa aos fatores de análise previamente escolhidos

A análise custo-benefício atua na fase preparativa de realização de investimentos que tem por objetivo a determinação da pertinência de realização desse mesmo investimento em função dos ganhos e/ou vantagens que esse investimento possa trazer. É também útil usar a análise custo benefício para comparar várias soluções para um determinado problema, determinando a aquisição de uma solução sobre outra. Sendo utilizada em processos de negócio, a ACB é também utilizada pelos poderes públicos para determinar a pertinência de um investimento em contraponto com o benefício que o bem ou serviço investido possa proporcionar.

Valendo para qualquer decisão é fundamental a documentação dos elementos considerados no processo de avaliação para que a subjetividade do processo seja mitigada e o problema em análise tenha a mesma interpretação por todos os envolvidos à luz da informação sistematizada.

Moloni
Moloni
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!