Blog do Moloni

Terminal de Pagamento Automático (TPA)

Atualizado a
3 minutos de leitura

É pouco provável que nunca tenha ouvido falar de TPA. Mas se tem um espaço aberto ao público e não tem um TPA, pode estar a perder clientes.

O que é um Terminal de Pagamento Automático (TPA) e como funciona?

Um TPA é nada mais que um dispositivo para aceitar transações com cartões bancários instantaneamente.

Atualmente, a maioria dos TPA funcionam, também, como leitor de cartões contactless, ou seja, sem contacto, ou como leitor de cartões NFC. Neste caso, basta o cliente colocar o seu cartão bancário no terminal para iniciar a transação sem ser necessário introduzir o código PIN.

Considera-se, assim, uma ferramenta de pagamento absolutamente essencial para muitos profissionais em Portugal, uma vez que lhes permite cobrar as vendas através de cartões.

A quem se destinam os TPA?

Podemos dizer que a qualquer comerciante que necessite efetuar as suas vendas e respetivas cobranças com cartão bancário. No entanto, existem diferentes tipos de TPA, cada um com características diferentes e para três tipos principais de negócios:

    • Microempresas com volumes de transação reduzidos. Neste caso, um TPA móvel, sem impressora, é suficiente.
    • Lojas e restaurantes, por exemplo. Neste caso, os TPA móveis completos, com uma impressora integrada e um cartão SIM incluído para operação de dados móveis, são perfeitamente adequados.
    • Empresas com grandes armazéns que necessitem efetuar transações em cadeia. Neste caso, os TPA fixos, com impressora incluída, são os mais adequados.

Como escolher o TPA mais adequado?

Existe uma série de considerações que deve ter em atenção na hora de escolher o TPA, entre elas:

    • O montante das receitas mensais;
    • As comissões por cada transação;
    • A possibilidade de ser compatível com o software da caixa registadora;
    • O tipo de ligação necessária (Ethernet, WiFi ou uma rede móvel);
    • Os métodos de pagamento aceites;
    • A resistência da bateria, no caso de um TPA móvel.

Quais as vantagens no uso de um TPA?

    • Eficácia e rapidez nos pagamentos: evite filas e esperas pelo troco;
    • Eficiência para as empresas: os pagamentos são transferidos de forma eletrónica para a conta;
    • Segurança e poupança: diminua as transações de dinheiro e depósitos bancários;
    • Inovação e modernidade: acompanhe os novos hábitos de consumo e pagamento.

 

Um TPA não só oferece vantagens ao seu negócio, como também aos seus clientes, por isso se tem um espaço aberto ao público e não tem um TPA, pode estar a perdê-los e, consequentemente, a perder vendas.

 

Além de todos os benefícios associados ao uso de um TPA em lojas físicas, neste momento existem inúmeras vantagens na sua utilização juntamente com o nosso software. A Moloni, em parceria com algumas empresas, oferece-lhe diversas soluções tecnológicas que passam pelo uso de um TPA. Para facilitar ainda mais o dia-a-dia do seu negócio, através de um TPA e das nossas apps móveis, nomeadamente a app Moloni Sales, terá o negócio literalmente nas suas mãos, uma vez que poderá, por exemplo, faturar, receber e imprimir num só equipamento!

Moloni dá mais vida à sua empresa!

Joana Garcia
Joana Garcia
Copywriter e Content Writer na Moloni, a Joana é apaixonada por comunicação. Adora viajar e não começa o dia sem um bom café.
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!