Blog do Moloni

Conheça as ferramentas para aumentar a produtividade no teu trabalho

Atualizado a
2 minutos de leitura

Existem programas capazes de tornar o trabalho mais eficaz e trazer mais produtividade para toda a equipa. Conheça alguns.

Ferramentas para aumentar a produtividade

Ao longo da jornada de trabalho é normal passar por momentos de desmotivação. Seja porque o posto de trabalho não é apelativo, ou porque as tarefas são repetitivas, existem muitos fatores responsáveis pela descida de produtividade.

No entanto, pequenas mudanças podem trazer aumentos significativos. O objetivo não é trabalhar mais horas ou duplicar o esforço. Antes pelo contrário, arranjar estratégias capazes de reduzir tarefas repetitivas e tornar o trabalho mais eficiente.

Para o ajudar, reunimos algumas ferramentas que vão contribuir para aumentar a produtividade e devolver alguma paixão pelas suas tarefas.

Trello

O Trello faz lembrar um quadro cheio de post-its. Mas com a diferença de que aqui estão organizados, podendo editá-los facilmente. Dentro do Trello é possível ter vários quadros (boards) e definir listas para diferentes tarefas. Em cada lista consegue criar vários cartões e adicionar os detalhes de cada um.

Por outro lado, é uma ferramenta colaborativa que permite que várias pessoas participem ao mesmo tempo. No final, consegue ter uma perspetiva mais organizada do trabalho a realizar e obter um planeamento mais completo de todas as atividades.

Toggl Track

Acontece-lhe chegar ao fim do dia e sentir que produziu pouco? Ou talvez, que tenha perdido demasiado tempo a responder a e-mails ou na procura de imagens para publicar nas redes sociais?

O Toggl é a solução para este problema. Trata-se de um programa para cronometrar o tempo e perceber quanto gasta em cada atividade. É ainda possível obter relatórios detalhados por intervalos de tempo ou organizar as tarefas por categorias ou subcategorias.

Existe uma versão gratuita com as principais funções, mas a versão paga tem recursos adicionais para equipas maiores. E no final do dia, chegará à conclusão de que talvez o dia até foi mais produtivo do que pensava!

Slack

O Slack não é apenas mais uma app para trocar mensagens. A aparência intuitiva e descontraída facilitam inúmeras tarefas que durante o covid se tornaram vitais para as empresas funcionarem em teletrabalho.

Sejam reuniões por videoconferência, envio de arquivos ou grupos de conversas, o Slack oferece funcionalidades para tornar a comunicação de toda a equipa mais eficaz. Imagine que a sua empresa tem vários departamentos: com o slack é possível criar grupos de conversa; por exemplo, um dedicado à equipa do marketing, um para as vendas e outro para o design.

Moloni

O Moloni é o programa ideal para facilitar a faturação do seu negócio. Um computador e uma ligação à internet são o suficiente para aceder a um enorme conjunto de dados e deixar toda a papelada de lado.

Além de poder emitir vários tipos de documentos, onde e quando quiser, existem outras ferramentas para agendar tarefas, emitir avenças, consultar margens de lucro ou obter uma lista de dependentes.

Moloni
Moloni
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!