Blog do Moloni

ChatGPT: o modelo de Inteligência Artificial que está a dar que falar

Atualizado a
3 minutos de leitura

Esta ferramenta tecnológica apresenta o mais rápido crescimento de sempre, chegando a um milhão de utilizadores em apenas 5 dias. Mas o que é, efetivamente, o ChatGPT?

O que é o ChatGPT?

O ChatGPT (GPT é sigla para Generative Pre-Trained Transformer) é o protótipo de uma ferramenta de processamento de linguagem com Inteligência Artificial que se especializa em diálogos com o utilizador dos mais variados assuntos.

Esta plataforma é capaz de detetar qualquer idioma e ter uma conversa idêntica à de um ser humano.

Este modelo permite responder a um vasto leque de questões e realizar tarefas mais complexas, tais como:

    • Composição de e-mails;
    • Uso de linguagens de programação;
    • Redação de teses;
    • E muito mais.

Quem elaborou esta ferramenta?

O ChatGPT foi criado pela empresa OpenAI, uma empresa de pesquisa e inteligência artificial, que lançou este projeto no passado dia 30 de novembro de 2022.

Como aceder ao ChatGPT?

Para utilizar esta ferramenta basta aceder ao site e criar uma conta. Atualmente, esta plataforma é de uso gratuito por se encontrar ainda numa fase de testes.

Qual é a diferença entre o ChatGPT e um motor de pesquisa?

Sendo que o objetivo desta plataforma é manter uma conversa com o utilizador sobre qualquer tópico e que as respostas se assemelhem às de um ser humano, difere do motor de pesquisa uma vez que este mostra apenas os resultados obtidos na internet.

Enquanto que o motor de pesquisa tem acesso à internet, o ChatGPT não. Outra limitação desta plataforma é que os dados nela contidos são limitados ao ano de 2021, ou seja, esta ferramenta não tem noção de eventos após esse ano.

O ChatGPT armazena as conversas?

Sim, mas os utilizadores são avisados no momento em que entram no site. O ChatGPT guarda as conversas para fins de aperfeiçoamento do modelo de IA (Inteligência Artificial).

Quais as principais preocupações?

Além da principal preocupação desta ferramenta ser como irá impactar a automação no âmbito empresarial, os contras desta tecnologia incluem:

    • O risco de propagação de informações falsas;
    • Ameaças à privacidade e segurança;
    • Impacto negativo na sociedade e nas relações humanas;
    • Entre outras.

Apesar desta ferramenta conseguir auxiliar as pessoas e empresas de forma ilimitada, em última instância a utilização da mesma depende das intenções do utilizador.

Ligações de Interesse

Experimente esta nova ferramenta em:
https://chat.openai.com/chat

Pedro Cardoso
Pedro Cardoso
Criador de conteúdos na Moloni, grande fã de jogos online e de uma boa série, o Pedro é formado em Comunicação e Multimédia e adora comunicação e webdesign.
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!