Blog do Moloni

Atualizações importantes no Moloni

Atualizado a

O Moloni sofreu no dia 15 de Abril uma atualização com implicações diretas na criação de documentos. Conheça em detalhe o que mudou e quais as implicações.

Alterações Moloni

O Moloni deu cumprimento às novas diretivas da Autoridade Tributária, e por conseguinte, implementou 2 alterações que obrigam ao preenchimento de informações adicionais no momento da criação de um documento.

De forma resumida, podemos dizer que a partir desta atualização, será necessário:

  1. Indicar a forma de pagamento utilizada pelos clientes na criação de um documento do tipo Fatura/Recibo, Fatura Simplificada ou Recibo;
  2. Indicar os documentos que estão a ser corrigidos na criação de um documento de correção (Nota de Crédito ou Nota de Débito).

Quem fica abrangido por esta obrigatoriedade?
Todos os utilizadores da plataforma Moloni.

Quais as ferramentas abrangidas por esta alteração?
Todas as ferramentas disponibilizadas pela plataforma.
Área de Cliente, módulo de POS, aplicações móveis e a API/Plugins.

Que tipos de documentos são afetados?
Faturas/Recibo, Faturas Simplificadas e Recibos no primeiro caso, e Notas de Débito e Notas de Crédito no segundo.

Como posso minimizar o impacto desta alteração?
O problema está precisamente na falta de informação na criação do documento, e que terá que preencher no momento de criar um documento dos tipos acima descritos.

No caso do preenchimento do método de pagamento dos documentos do tipo Fatura/Recibo, Fatura Simplificada e Recibo, deve começar por verificar se tem um método de pagamento por defeito na sua empresa, que irá ser associado a todos os clientes que criar daí em diante (Ver guia).
Paralelamente, pode associar um método de pagamento a cada cliente, e que será proposto para todos os documentos criados para esse cliente.

No momento da criação do documento no Moloni, será sugerido esse método de pagamento e apenas terá que o adicionar ao documento.
No caso do POS, pode aplicar automaticamente esse método de pagamento na criação do documento. Para mais informações sobre esta funcionalidade, consulte este guia.

No caso da emissão de Notas de Crédito e Notas de Débito, deverá, no momento da criação destes 2 documentos, especificar no campo para documento relacionados quais os documentos que estão a ser corrigidos, tal como é explicado neste guia.
É um procedimento já habitual na criação de documento no Moloni.

Tenho o meu site integrado com o Moloni, preciso de fazer alguma coisa?
Sim, precisa. Deve garantir que, em ambos os casos, envia a informação necessária para a criação de cada tipo de documento.
Consulte mais abaixo quais os comportamentos por defeito para cada um dos casos reportados, no entanto, se tiver um plugin criado pelo Moloni, já deverá ter especificado na sua configuração qual o método de pagamento escolhido por defeito. 
Caso não tenha, aceda às configurações do plugin e verifique se tem alguma opção escolhida nos métodos de pagamento.

Conheça todas as alterações e comportamentos que irão ocorrer com esta mudança
O Moloni é uma plataforma complexa que abrange várias ferramentas que convergem os dados da sua conta, e por esse motivo, existem várias formas de inserir informação.
Com base nessa informação, estes serão os comportamentos adotados na emissão de documentos do tipo Fatura/Recibo, Fatura Simplificada ou Recibo:

  1. Área de Cliente, POS (Terminais de Pontos de Venda) e apps móveis:

    1. Se o cliente tiver um método escolhido por defeito aplica-o na criação do documento;
    2. Se a empresa tiver um método escolhido por defeito, aplica-o na criação do documento;
    3. Em qualquer um dos casos, o Moloni apenas sugere e terá que aceitar o método de pagamento sugerido, preenchendo com o valor e adicionando o mesmo ao documento.
    4. Será mostrada uma mensagem de alerta para corrigir o problema e não poderá fechar o documento sem escolher um método de pagamento;
  1. Via API (Inclui Plugins e apps móveis):

    1. Se o cliente tiver um método escolhido por defeito aplica-o na criação do documento;
    2. Se a empresa tiver um método escolhido por defeito, aplica-o na criação do documento;
    3. Escolhe o primeiro método de pagamento que estiver disponível na empresa;
    4. Se a empresa não tiver nenhum método de pagamento, falha e devolve um erro.
  1. Documentos criados de forma automática (Eventos programados):

    1. Se o cliente tiver um método escolhido por defeito aplica-o na criação do documento;
    2. Se quando o automatismo correr, o cliente não tiver um método de pagamento associado, é enviado e-mail a notificar esse facto, com indicação do evento e documentos envolvidos. Este e-mail é enviado na pela seguinte ordem:

1) Endereço de remetente de e-mail configurado na empresa;
2) Endereço geral de e-mail da empresa;
3) noreply@moloni.pt. (para os documentos que não podem ser convertidos é também enviado um e-mail e o mesmo apresenta agora também informação do evento)

  1. Recibos emitidos aquando do pagamento de uma Ref MB

    1. Será definido como método de pagamento o que tiver configurado como sendo do tipo Multibanco;
    2. Caso não exista nenhum será enviado um e-mail para o endereço indicado no canal de configuração das referências multibanco a notificar nesse sentido e o recibo não é gerado.

Em caso de qualquer dúvida, entre em contacto com a nossa equipa de apoio através dos meios disponíveis:

  • A nossa linha de apoio ao cliente através do 211 450 112 (Seg. a Sex das 9h00 às 18h00);
  • Formação contínua através de mais de 420 FAQs online;
  • Utilizar a nossa pesquisa avançada de temas;
  • Canal de vídeos de formação do Moloni no YouTube com mais de 200 vídeos;
  • Tickets de ajuda no menu Ajuda na Área de Cliente, ou através do e-mail apoio@moloni.com (Devendo sempre indicar o contribuinte associado à sua conta no caso do e-mail direto);
  • Live Chat.
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