Blog do Moloni

Alterações na criação de documentos do Moloni

Atualizado a
3 minutos de leitura

A partir de 29 de setembro de 2021, a criação dos documentos no Moloni vai sofrer alterações que incluem, entre outras novidades, um novo aspeto visual. Saiba o que muda a partir de agora.

Alterações na criação de documentos do Moloni

O que mudou?

A emissão de documentos continua a funcionar da mesma forma no Moloni. O que muda é o aspeto visual, mais intuitivo e capaz de simplificar a criação dos documentos. Temos agora uma nova interface, que organizamos de forma a identificar mais rapidamente os dados a preencher.

Na maioria dos documentos, os elementos que aparecem em primeiro lugar são:

  • Data de emissão;
  • Série;
  • Clientes;
  • Artigos.

De seguida, existem outras secções com campos para preencher e que na maior parte dos documentos não são obrigatórios. Entre eles, estão as referências multibanco, descontos ou dados de transporte.

Por outro lado, e para um maior rigor dos valores apresentados, o Moloni alterou a forma como calcula os valores totais dos documentos. Assim, sempre que tentar fechar documentos criados antes desta alteração, poderá ver uma mensagem de alerta a informar desta situação.

Como é agora constituído um documento no Moloni?

Os documentos do Moloni continuam a ser emitidos da mesma forma, e não houve nenhuma alteração nos campos a preencher. Contudo, facilitamos a criação de documentos e o preenchimento dos dados. Em baixo, explicamos como a nova estrutura dos documentos ficou mais simples.

Data de emissão, série e cliente

A data de emissão e série são de preenchimento obrigatório. Para inserir um cliente no seu documento, pode fazê-lo através de:

  • Pesquisa de clientes;
  • Criar o cliente diretamente no documento.

Artigos

Tal como já acontecia anteriormente, existem diversas formas de adicionar os artigos num documento.

Desta forma, temos:

  • Pesquisa simples: bastando introduzir 3 caracteres da referência, código de barras ou artigo.
  • Introdução por código de barras: ative o botão correspondente e os artigos serão adicionados assim que passar o leitor pelo código de barras.
  • Importação múltipla de artigos: permite adicionar múltiplos artigos através das referências dos artigos.
  • Pesquisa avançada: ideal para navegar através da sua hierarquia de artigos.
  • Criar artigo: para adicionar diretamente no documento um artigo que ainda não exista na sua conta.

Dados Financeiros

Consoante o tipo de documento, esta secção destina-se a preencher campos relacionados com descontos, datas de vencimento ou referências do cliente por exemplo.

Referências MB

Nesta área poderá gerar as referências multibanco.

Documentos relacionados

Permite relacionar documentos para as conciliações. Clique no botão Escolher Documentos para selecionar os documentos pretendidos.

Pagamentos

Por imposição da Autoridade Tributária, é obrigatório especificar um método de pagamento nos documentos do tipo Fatura Simplificada, Fatura/Recibo e Recibo.

Entrega e Transporte

Esta área deve ser obrigatoriamente preenchida se se trata de um documento de transporte. Por outro lado, se pretende usar um documento de venda como documento de transporte, deverá preencher estes campos.

Moloni
Moloni
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!