Blog do Moloni

O que precisa saber antes de vender na Black Friday

Atualizado a
4 minutos de leitura

Tem um negócio e vai vender na Black Friday? Conheça algumas dicas para que tudo corra conforme o planeado.

Black Friday

Com origem nos E.U.A., a Black Friday é hoje um evento popular em todo o mundo. Embora a data conhecida seja a última sexta de Novembro, é frequente vermos promoções já durante todo o mês, que incidem sobretudo na compra de material tecnológico e eletrodomésticos.

E com os problemas na entrega e transporte de produtos motivados pela pandemia, e pelo consequente aumento de preços, vale a pena aproveitar a época, seja para vender mais como para comprar mais barato.

Se tem um negócio e pretende fazer promoções na Black Friday, conheça os aspetos a ter em conta.

Ter em atenção onde fará os descontos

Já pensou nos produtos que vai vender? Talvez os que estejam há mais tempo em stock no armazém? Preste também atenção à questão da distribuição e logística dos artigos, já que se prevê um aumento das vendas.

Pense no perfil do cliente a atingir - defina um público-alvo. Pense uma faixa etária, interesses e hábitos de compra. A informação reunida será útil para decidir o que vai vender e como comunicar as suas campanhas.

Planeie a campanha

Antes de começar a vender na Black Friday, planeie uma campanha publicitária. Que canais online vai escolher? Se optar pelas redes sociais, Facebook, Twitter e Instagram são todas boas fontes para criar posts. E não se esqueça das hashtags.

A concorrência é também uma fonte essencial de informação, seja para retirar bons ou maus exemplos, mas também para perceber as tendências. Pode inclusivé analisar outras marcas fora do seu segmento.

A sua loja online está pronta?

Muitas das compras da Black Friday fazem-se online. Teste se o seu site se adapta tanto ao ecrã de computador como de smartphone. Fale com o seu técnico de informática para garantir que a página aguenta uma grande quantidade de consultas.

E para tornar o processo mais completo, também pode integrar o Moloni com a sua loja online. No Moloni encontra plugins para faturar de forma mais simples e poder gerir na própria página clientes, artigos e documentos.

Conselhos para quem vai comprar na Black Friday

Por outro lado, mesmo quem tem negócios também é consumidor. Se vai comprar na black friday, tenha atenção alguns aspetos como:

  • Escolha um horário: existem alturas do dia que a afluência deve ser muito grande num site e as visitas devem entupir.
  • Fazer pesquisas avançadas: os sites têm diversos filtros que tornam a pesquisa e evitam a frustração de não encontrar o que queremos.
  • Atenção ao stock dos produtos: verifique se estão disponíveis para entrega ou se demora alguns dias até estar disponível no site;
  • Atenção às devoluções: verifique se existem condições de entrega e devolução dos artigos. Esteja atento aos gastos de envio - não se esqueça de que com as novas regras de e-commerce, o IVA a cobrar é o do país de destino.
  • Cuidado com as fraudes: tenha em atenção se a loja online onde está a comprar é de confiança. Não se registe em páginas que lhe pareçam duvidosas.

O Moloni também se junta à Black Friday entre 26 e 29 de novembro e tem uma oferta para si - faça a adesão a um plano e ganhe 3 meses grátis e para novos clientes. Se já for nosso cliente, poderá beneficiar de 6 meses gratuitos.

Moloni
Moloni
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!