Blog do Moloni

Como fazer a gestão financeira de uma pequena empresa

Atualizado a
4 minutos de leitura

Uma boa gestão financeira é essencial para qualquer empresa, independentemente do tamanho ou atividade.

O que é a gestão financeira?

É um conjunto de ações e procedimentos administrativos relacionados com o planeamento, execução, análise e controlo das atividades financeiras de qualquer negócio. 

É esta administração que permite criar um planeamento estratégico, tomar decisões e traçar metas para o futuro do seu negócio.

Gestão financeira de pequenas empresas

Fazer a gestão financeira de uma pequena empresa pode determinar o sucesso da mesma a curto e a longo prazo, sendo uma etapa básica para a sobrevivência dela no mercado.

Em pequenas empresas deve ter atenção redobrada perante este assunto, pois qualquer descuido ou lapso pode comprometer o seu negócio. Através de um controlo eficaz consegue otimizar as finanças empresariais, verificar se o seu negócio está no caminho certo, validar estratégias, corrigir erros e tomar decisões assertivas para o seu negócio.

Os 4 pontos da gestão financeira:

  • Planear;
  • Controlar;
  • Analisar;
  • Investir.

Planear - Qualquer ação que a empresa tome deve ser previamente planeada. Especialmente decisões que envolvam o capital financeiro da empresa. Este é o primeiro passo para obter uma gestão financeira eficiente.

Controlar - Para obter uma gestão financeira eficiente é necessário que todos os dados sejam registados.

Analisar - Uma análise coerente da sua atividade empresarial pode ditar o rumo da sua empresa, seja ele a curto ou a longo prazo. Com esta análise pode entender como funciona o seu negócio e que decisões devem ser tomadas.

Investir - Através dos resultados obtidos, baseados em dados e resultados previamente analisados, pode obter uma resposta de como investir o capital da empresa e o porquê de o fazer nessa determinada área.

Com uma gestão financeira eficiente pode elevar a sua empresa para o próximo patamar. Note que cada empresa é única e tem os seus próprios parâmetros, dados e capital próprio. Além destas nossas dicas para uma boa gestão financeira, um bom programa de faturação como o Moloni, possibilita uma variedade de recursos para a gestão do seu negócio.

Moloni
Moloni
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!