Blog do Moloni

Dia Mundial da Internet: Desafios, Riscos e Benefícios

Atualizado a
3 minutos de leitura

No mundo da comunicação digital, onde o acesso à informação se tornou imediato e em qualquer lugar, abrimos portas a uma nova era. Entre vantagens e benefícios, há também bastantes riscos e grandes desafios.

A Internet veio para ficar e já ninguém consegue viver sem ela

Com a disponibilização da informação ao segundo, seja qual for o tema, temos as respostas à distância de poucos cliques. Com o desenvolvimento de novos recursos e ferramentas, a Internet cresce de dia para dia, oferecendo respostas para todas as questões de forma simples e rápida.

Benefícios vs. Riscos

A data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em janeiro de 2006, é também conhecida como Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação.

Se por um lado, o intuito da celebração deste dia é o aumento da consciencialização sobre o potencial das tecnologias de informação e comunicação para reduzir a exclusão digital e oferecer oportunidades de desenvolvimento social e económico, por outro lado, este novo mundo que deveria ser um lugar cada vez mais seguro, não o é, por isso, devemos ter sempre cuidados redobrados na sua utilização.

Fraudes, exploração, cyberbullying, conteúdos violentos e inapropriados, exposição de informação privada nas redes sociais, entre tantas outras coisas, são muitas as formas de tentar enganar o utilizador.

 

Como em tudo na vida, deve sempre existir equilíbrio e ponderação tanto na pesquisa de informação como na partilha de dados pessoais, cabendo a cada um de nós o cuidado nas interações online e a filtragem da informação pretendida.

Ligações de Interesse

A importância da Privacidade de Dados
https://www.moloni.pt/blog/dicas-e-conselhos/a-importancia-da-privacidade-de-dados

Joana Garcia
Joana Garcia
Copywriter e Content Writer na Moloni, a Joana é apaixonada por comunicação. Adora viajar e não começa o dia sem um bom café.
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!