Blog do Moloni

Mais 50 razões de evolução e crescimento

Publicado a 06-02-2013

E a evolução do Moloni continua!
Depois de assumirmos e cumprirmos a inovação, ao sermos pioneiros na comunicação via webservice com a Autoridade Tributária de acordo com as novas leis, apresentamos também mais 50 novidades que contribuirão para tornar o Moloni cada vez mais líder dos softwares de gestão comercial online.

Queremos agradecer a todos, e em especial aos nossos utilizadores, que através das sugestões de qualidade, que nos fizeram chegar, permitiram evoluir o conceito de excelência que o Moloni pretende atingir.

Documentos

  • Novo mecanismo que permite efetuar liquidações de documentos de venda com créditos em carteira. Saber sobre esta funcionalidade nesta FAQ;
  • Já é possível imprimir Saldos Migrados em formato PDF;
  • Implementação de mais 1 template (Light), em que os clientes podem escolher nas configurações da empresa;
  • Controlo de artigos por página nos documentos gerados em PDF. Por defeito o Moloni imprime 15 artigos;
  • Se a sede da empresa for Portugal, e quando o cliente isentar os seus artigos/serviços de qualquer taxa de IVA, já pode escolher de uma combo das isenções previstas na lei, e que depois são impressas na tabela de taxas dos documentos e comunicados à AT;
  • Passou a ser possível converter um orçamento numa Guia de Transporte;
  • Implementação do controle de isenções nos impostos dos artigos que são isentos de IVA. Agora tem que se escolher uma das isenções disponíveis e definidas pela AT;
  • Novos documentos de fornecedores implementados: Notas de Devolução, Notas de Crédito e Faturas simplificadas;
  • Controlo de aplicação da data de vencimento ao dia útil seguinte. Já é possível desativar esta opção nas configurações da empresa, para que a data de vencimento seja mesmo no dia especificado, mesmo sendo fim de semana (Configurações » Empresa » Faturação);
  • Implementação do controlo que faz com que os documentos criados com um valor acima de 100€ ou 1000€ (Dependendo do perfil do utilizador), converta automaticamente a Fatura Simplificada numa Fatura;
  • Novo tipo de documento implementado nos Saldos Migrados: Notas de Débito;
  • Os dados bancários já aparecem nas Faturas Pró-Forma;
  • Calcular o preço com IVA na linha do artigo no documento vai até à 5ª casa decimal como no detalhe da ficha do artigo, o que aumenta o rigor na definição do valor final com IVA;
  • Quando se duplica um documento a data de vencimento do mesmo herda o mesmo período que tinha o documento a partir do qual foi copiado;
  • Os PDFs já são impressos no idioma que estiver definido na ficha do cliente;
  • Corrigido um bug que ocorria em iOS (iPad ou iPhone) quando se tentava criar, duplicar ou converter um documento e colocava a numeração do documento a zeros;
  • Corrigido um bug que ocorria quando se conciliava uma Nota de Crédito com documentos de valor superior e que resultava numa conciliação com valores negativos;
  • Corrigido um bug nos documentos impressos em PDF que não permitia textos longos e aspas nas informações definidas para o rodapé dos documentos;
  • Corrigido um bug que limitava a 6 caracteres os valores dos preços no mecanismo do cálculo dos valores de venda já com IVA;
  • Corrigido um bug que não permitia o download dos ficheiros do acervo documental a partir do Firefox;
  • Corrigido bug que acontecia na paginação de documentos PDF com mais do que 1 página;
  • Inserido um campo de retenção nas Notas de Crédito de clientes, saldos migrados e de fornecedores;

Artigos

  • Corrigido um bug no campo de stock dos artigos. Já suporta casas decimais. Pode usar-se a vírgula ou o ponto para separar as casas decimais. Quem não trabalhar com casas decimais nos stocks, basta colocar o numero sem pontuação. Exemplo: 12000;
  • Corrigido um bug no Safari em iOS que não permita upload de imagens em formato PNG para os artigos e categorias de artigos (Aplicou-se também à Configuração da Empresa, e Templates de Identificação);
  • Corrigido um bug que acontecia na exportação das famílias e artigos para PDF ou CSV cuja designação das famílias tivessem "plicas";
  • Implementação do controle de isenções nos impostos dos artigos que são isentos de IVA. Agora tem que se escolher uma das isenções disponíveis e definidas pela AT;

Clientes

  • Possibilidade de ter uma coluna nos clientes com o código do cliente e percentagem de comissão e que podem ser exportadas e ocultadas/mostradas na listagem através das opções de configuração na coluna do lado direito. Por defeito estão ocultas;

Stocks

  • Listar todos os artigos que tenham o stock ativo;
  • Saber o stock de artigos a uma data específica (à sua escolha ou então use as datas disponíveis: Fim do mês, do trimestre ou do ano anterior);
  • Filtrar por artigo (um ou vários) específico, categoria (uma ou várias), por impostos ou taxas (uma ou várias);
  • Permite ainda filtrar por artigos com stock a zero, negativo ou positivo;
  • Combinar todos estes filtros. Exemplo (listar todos os artigos com stock negativo da categoria X);
  • Listar todos os movimentos do artigo, indicando a data, documento (data, nº e link para o mesmo), tipo de movimento, quantidade movimentada e valor do stock após movimento;
  • Todos os movimentos do artigo podem ser exportados individualmente para CSV (folha de cálculo);
  • Apresenta um resumo dos valores referenciais dos artigos que estão em stock, para ter a noção dos seus investimentos em Stock, e outra listagem do valor realizado nas vendas de todos os artigos em movimentos de saída;
  • Todas estas filtragens e combinações podem ser exportadas para ficheiros CSV (folha de cálculo).

Listagens & Consultas

  • Ordenação dos Clientes por ordem alfabética nos filtros das listagens de: Extrato de Vendas, Análise de vendas, Listagem de Pendentes, Histórico de Clientes e Listagem de Documentos;

Templates de Identificação

  • Já é possível criar templates com informação variada (Nome do Negócio, logótipo, contactos, entre outros) para diferentes áreas de negócio da sua empresa, e usar esses templates nas séries de documentos. A informação definida é apresentada nos documentos impressos, e-mails e landing pages. Saiba mais sobre esta funcionalidade nesta FAQ.

Ferramentas

  • Correcção do campo Stock na importação de artigos no formato CSV, e que não suportava casas decimais;
  • Suporte para ficheiros CSV criados em ambientes Macintosh, e cuja quebra de linha não era bem interpretado no sistema de importação;
  • Implementação do SAFT simplificado. O SAFT agora só exporta clientes e artigos que entrem no período que se está a exportar;
  • Atualização do nosso mecanismo de importação de SAFT para suportar importações de SAFT mal formados de outros softwares e que identificavam mal os tipos de documentos, omitiam taxas/impostos e não traziam a descrição das linhas dos artigos nos documentos bem implementados;
  • Ordenação dos documentos nos templates de arrumação, odernados pela data e código descentente, que facilita a arrumação;
  • Ordenação dos clientes nos templates de arrumação é feito pelo seu código ascendente;

Perfil & Conta

Configurações

  • Implementação do controle de isenções nos impostos dos artigos que são isentos de IVA. Agora tem que se escolher uma das isenções disponíveis e definidas pela AT, sempre que se criar uma taxa do tipo IVA, mas que tenha uma taxa de 0% (Zero) aplicada;
  • Dados Bancários da empresa e que são impressos nos documentos podem ser ordenados pelos utilizadores;
  • Criação de novo separador com o nome 'Configuração AT' que tem uma nova ferramenta de Check-Up à conta e que verifica, entre outras coisas, se existem clientes com contribuintes inválidos, artigos com referências repetidas, artigos com impostos duplicados ou com erros e documentos com erros (Vários).  Para saber mais sobre esta funcionalidade, consulte estas FAQs.
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