Perguntas mais frequentes
Área de Cliente
Configurações - EDI

EDI - Como exportar um documento?

De forma a cumprir com o EDI, o Moloni permite exportar os documentos estruturados de acordo com o formato UBL e CIUS. Saiba como.

Informações gerais

Um dos requisitos para a faturação eletrónica é cumprir com o acordo do EDI, sendo que a exportação de um documento deve obedecer a determinados standards. Por isso, o Moloni exporta os documentos segundo as normas CIUS ou UBL.

A funcionalidade que permite exportar um ficheiro XML para as especificações UBL 2.1 e UBL 2.1 eSPap está disponível para os seguintes documentos:

  • Faturas;
  • Notas de Débito;
  • Notas de Crédito.

Para a norma CIUS-PT, o Moloni exporta os seguintes documentos:

  • Faturas;
  • Notas de Débito;
  • Notas de Crédito;
  • Faturas simplificadas;
  • Faturas/recibo.

Nota:

A exportação segundo a norma CIUS implica que as unidades de medida definidas na sua conta tenham correspondência com um Código UNECERec20.
 
Este código pode ser escolhido em cada unidade de medida que adiciona, através do menu Configurações > Unidades de Medida.

Siga os passos:

1. Aceda à listagem de documentos e, no documento pretendido, clique no ícone de lupa.

2. No canto lateral direito encontra a secção EDI,  e no campo Norma (doc. não assinado) selecione o formato do ficheiro pretendido.

O documento foi gerado com sucesso.

Exportar um documento assinado

Siga os passos:

1. Aceda à listagem de documentos e, no documento pretendido, clique no ícone de lupa.

2. No canto lateral direito encontra a secção EDI,  e no campo Norma (doc. assinado) selecione o formato do ficheiro pretendido.

Nota:

Se efetuar alterações aos documentos já exportados, como por exemplo, alteração do logótipo da empresa, morada, etc., e para que estas fiquem visíveis, terá de gerar um novo PDF ou XML que irá substituir o anterior, lembrando que a cada novo documento gerado, poderá implicar a utilização de uma nova assinatura digital. Caso não pretenda um documento novamente assinado, pode descarregar o mesmo documento inúmeras vezes, selecionando a opção Documento não assinado.

Procure na documentação
Ajuda complementar
Assuntos relacionados com "Área de Cliente"
Outros temas de ajuda
A nossa documentação está organizada por categorias e sub-categorias (Temas),
sendo atualizada com frequência para que possa estar a par de novidades, dicas e truques.
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!