Perguntas mais frequentes
Área de Cliente
Configurações - EDI

EDI - Configurações

O que é um Broker?

Um broker é um agente que disponibiliza um conjunto de serviços que possibilitam a comunicação de faturas eletrónicas entre diferentes entidades. Fornece serviços responsáveis pela receção, processamento e subsequente transporte de faturas eletrónicas de uma entidade para outra.

Atualmente, existem várias entidades que disponibilizam este serviço, entre elas a eSPap e a Saphety. Cada entidade, no âmbito da faturação eletrónica, escolhe o broker ou os brokers a partir dos quais deseja receber documentos de outras entidades.

O Moloni suporta a comunicação de documentos com a eSPap.

Subscrição das empresas a brokers

Uma empresa deve subscrever pelo menos um broker para poder comunicar documentos.

Siga os passos para gerir as subscrições de uma empresa:

1. Aceda ao menu Configurações, aceder à opção Configurar da secção EDI.

2. São apresentados todos os brokers que o Moloni suporta. O processo de subscrição de uma empresa a um broker é externo ao Moloni. Após a subscrição, são enviadas credenciais que devem ser introduzidas no Moloni para a subscrição ser registada.

Uma empresa pode estar subscrita a mais do que um broker.

3. Uma subscrição pode ser inativada, e depois reativada. Os documentos não podem ser comunicados com brokers com subscrições inativas e inativar uma subscrição não a elimina.

Os documentos não podem ser comunicados com brokers com subscrições inativas.

4. Uma subscrição pode ser selecionada por defeito. Com esta configuração, na criação/edição de um documento, a comunicação estará por defeito ativa com esse broker também selecionado.

Comunicação de documentos

Um documento pode ser comunicado no momento da sua emissão.

E posteriormente, no detalhe do documento.

Só podem ser comunicados documentos fechados. Na emissão de um documento, o utilizador pode escolher se deseja ou não comunicar esse documento, na secção Comunicação EDI (o documento só é comunicado se estiver finalizado).

O utilizador deve escolher, através de uma dropdown, a norma eSPap e o formato CIUS-PT. Se a empresa possuir uma conta de assinatura digital válida, o documento a comunicar é assinado digitalmente antes de ser enviado.

Caso a conta tenha mais do que uma subscrição com operadores de EDI, o utilizador deve selecionar, através de uma dropdown, o broker com o qual deseja comunicar o documento.

Caso um broker suporte mais do que uma norma XML, o utilizador deve escolher, através de uma dropdown, a mesma.


Durante a comunicação:

  • O documento é estruturado para XML segundo a norma EDI selecionada;
  • Seguidamente, o XML é enviado para o operador, de acordo com as especificações técnicas;
  • Por fim, é guardado um registo da comunicação do documento, que pode ser consultado em Configurar > EDI > Consultar.

Se a empresa possuir uma conta de assinatura digital válida, o XML do documento a comunicar é assinado digitalmente, usando a norma xmlDSig (extensão XAdES-BES versão 1.3.2), antes de ser enviado:

  • Para que o documento seja aceite pela solução FE-AP, a assinatura digital é obrigatória. Contudo, o Moloni comunica sempre o documento.

Procure na documentação
Ajuda complementar
Assuntos relacionados com "Área de Cliente"
Outros temas de ajuda
A nossa documentação está organizada por categorias e sub-categorias (Temas),
sendo atualizada com frequência para que possa estar a par de novidades, dicas e truques.
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!
O Moloni utiliza cookies para lhe garantir a melhor experiência enquanto utilizador. Ao continuar a navegar no site, concorda com a utilização destes cookies. Entendi e aceito