Blog do Moloni

Factoring - Veja o que pode significar para a tesouraria da sua empresa

Atualizado a

Veja uma breve descrição do factoring enquanto técnica de  financiamento de curto prazo para a empresa. Veja o processo e as vantagens que poderá obter para a sua empresa.

Imagem Factoring

O factoring é uma técnica de financiamento a curto prazo que liberta a empresa das operações de cobrança comercial mediante comissão paga a um terceiro - o factor - que toma a seu cargo a cobrança dos créditos, garante a liquidação dos mesmos, e transfere os montantes liquidados para a empresa. A empresa cede as suas faturas a receber a um terceiro com um desconto, sendo esta a margem de distribuição do factor. 

São assim intervenientes de uma operação de factoring:

  • A empresa fornecedora - É a empresa que vende os produtos ou presta os serviços. É também esta empresa que faz a contratação dos serviços de factoring a um operador de serviços financeiros para maior liquidez de tesouraria e recebimento antecipado dos valores das faturas emitidas;
  • Operador de serviços financeiros - factor - É normalmente um banco, mas pode, no entanto, assumir outra forma de entidade como as sociedades de factoring. É este interveniente que disponibiliza os fundos da transação à empresa fornecedora e se responsabiliza pela cobrança e todas as diligências associadas para receber esses mesmos fundos dos clientes. A disponibilização de fundos à empresa vendedora pode ocorrer antes do recebimento do cliente, facto que implicará o débito de juros.
  • Os clientes - São os adquirentes dos bens e serviços que, neste processo de financiamento deverão fazer depois a liquidação ao operador de serviços financeiros dentro dos prazos acordados.

A utilização de serviços de factoring pode ainda assumir duas variantes: com recurso em sem recurso. O factoring com recurso significa que o risco de insolvência dos clientes não é assumido pelo operador de serviços bancários, ou seja, este pode retornar à empresa vendedora para devolução de todas as importâncias adiantadas.

Já o factoring sem recurso significa que o operador de serviços bancários vai assumir todos os riscos de recebimento inclusive o de insolvência de cliente e consequentemente o insucesso das diligências de recebimento.

Esta técnica de financiamento apresenta diversas vantagens para a empresa das quais destacamos:

  • Simplifica e elimina processos administrativos;
  • Redução dos prazos médios de cobrança;
  • É normalmente executada com seguros de crédito que cobre o valor da transação;
  • Permite a liquidez imediata ao vendedor para fazer face a obrigações imediatas de capital, melhorando os rácio económico financeiros da empresa

Para recorrer aos serviços de factoring a empresa necessitará de constituir um dossier de crédito com o fornecedor de serviços, para realização de análises de crédito, histórico de informação bancária, lista de clientes e outras informações relevantes para os montantes de crédito concedido/suportado.

Liquidez em tempo recorde e sem obrigações contratuais

Se procura liquidez para o seu negócio através de uma operação de factoring, temos uma alternativa ágil e descomplicada para si. 

A Moloni estabeleceu uma parceria com a Edebex, uma plataforma online de mercado que permite às empresas melhorar a sua tesouraria vendendo as suas faturas ainda não liquidadas a investidores. Estes investidores são pagos pelo devedor da fatura no vencimento normal da fatura.

Para saber mais e verificar a sua elegibilidade clique aqui.

 

 

Moloni
Moloni
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!