Blog do Moloni

O que precisas saber para emitir faturas e recibos

Atualizado a
3 minutos de leitura

Começaste a trabalhar por conta própria ou abriste a tua empresa? Antes de mais, parabéns! É um passo importante!

Mesmo que tenha sido muito rápido abrires atividade, tomares essa decisão exige muito, por isso se ainda não paraste um momento para te aperceberes disso, tira um minuto e respira. Depois, arregaça as mangas novamente - agora vem a parte mais difícil!

Trabalhar por conta própria tem muitos desafios, mas felizmente essa parte difícil não terá nada a ver com faturas nem com contabilidade. Há profissionais que te podem ajudar, há softwares, como o Moloni, que facilitam imenso a tua vida e, mesmo que não recorras a isso, o Portal das Finanças ou a aplicação gratuita ATGO, da própria Autoridade Tributária (AT), permitem consultar impostos e emitir faturas de forma muito simples.

Esta é uma lista do que precisas para emitir cada fatura e recibo.

O teu acesso ao Portal das Finanças ou ao Moloni

A tua password é a primeira coisa. No Portal das Finanças vais precisar de uma password para tudo o que tenha a ver com a tua relação com a AT: entregar o IRS, preencher as declarações de IVA, consultar reembolsos, entre outras coisas. Se abriste atividade online, então já tens uma password. Para emitires faturas vais fazer login da mesma maneira.

Em alternativa, podes usar um software de faturação. No Moloni, por exemplo, basta criares uma conta e usufruir de 30 dias totalmente gratuitos de período experimental. Neste texto encontras um guia para te ajudar a escolher um programa de faturação enquanto trabalhador independente.

Os teus dados

De preenchimento automático, tanto pelo Portal das Finanças como pelo software de faturação, os teus dados vão ser a primeira parte da fatura. No Portal das Finanças vais encontrar uma secção onde te é pedido que selecciones o código de atividade a que corresponde aquela fatura, basta escolheres um código da lista que te é apresentada. Outra diferença é que, no Portal das Finanças, vão aparecer informações relativas ao EPAC. Se fores um profissional da cultura abrangido por esse regime, no Portal das Finanças tem todas as configurações que vais precisar.

Os dados do cliente

Se for um cliente repetido, vais poupar tempo ao poder ir buscar a informação à base de dados. A boa notícia é que, tal como os softwares de faturação, o Portal das Finanças já permite armazenar dados de clientes e artigos. Do cliente vais precisar do nome fiscal (pessoa ou empresa), número de contribuinte e morada. Dos três, o dado mais importante é o número de contribuinte. Mesmo que a fatura tenha o nome e a morada certos, se o contribuinte estiver errado não vai ter valor fiscal para o cliente.

O que foi vendido e quanto custou

A parte mais importante, não é verdade? Inclui na fatura qual foi o serviço que prestaste ou o produto que vendeste e, claro, o preço base. Sobre esse preço base serão aplicados impostos ou descontos.

Que impostos são aplicados

Finalmente, a secção mais complicada para quem começa a trabalhar por conta própria: saber que impostos aplicar nos documentos. Terás de saber qual é o imposto que se aplica em termos de IVA e IRS. Deixo-te alguns pontos:

Ligações de Interesse

Saiba mais sobre o projeto da Sofia:
https://luscofia.com/

Sofia Rocha e Silva
Sofia Rocha e Silva
Designer freelancer, a Sofia cedo percebeu que faturar como trabalhador independente tem muito que se lhe diga. Por isso, criou o projeto Luscofia que ajuda freelancers e pequenos empresários a descomplicar a faturação. Agora, contamos todos os meses com as suas dicas sobre faturação para facilitar a vida de quem trabalha por conta própria.
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!