Blog do Moloni

Como definir objetivos para o teu negócio como freelancer

Publicado a 08-09-2025
3 minutos de leitura

Para quem trabalha de forma independente, sonhar com o que quer alcançar é o primeiro passo, seguido de objetivos claros e ajustes diários que trazem resultados reais.

Várias dimensões de tempo

Os grandes objetivos motivam-nos, os pequenos objetivos trazem resultados. Precisamos do conjunto para sermos eficazes. 

Encontra um equilíbrio entre objetivos anuais, mensais, semanais, ou mesmo diários, que te obriguem a fazer planos e, ao mesmo tempo, a criar hábitos - a olhar para o horizonte e a focar no dia-a-dia.

Várias dimensões de ação

Objetivos input (gasto)

Aqueles que são sobre o trabalho e o esforço que vais pôr neles. São coisas como:

    • Assistir a 1 hora de cursos online por dia:
    • Trabalhar 10 horas por semana no teu projeto pessoal.

Mesmo que não tenhas avançado nada no teu projeto, ou não tenhas conseguido concentrar-te, estiveste lá, apareceste e o objetivo foi cumprido. Sobre estes temos controlo total.

Objetivos output (produção)

São aqueles focados em completar tarefas, mais em quantidade do que em qualidade. São tarefas que, quando completas com consistência, te ajudam a aproximar dos objetivos maiores. Coisas como:

    • Publicar 8 posts por mês;
    • Dar pelo menos 8000 passos por dia;
    • Contactar 5 potenciais clientes por semana.

Estes são mais difíceis de controlar, porque são mais exigentes, sobretudo se o teu trabalho for criativo e não tão fácil de medir.

Objetivos outcome (produção)

Estes são aqueles que realmente queremos atingir. Publicar 8 posts por mês não é realmente importante. O importante é chegar a mais pessoas e crescer a tua audiência. Dar 8000 passos por dia não é importante, o que é mesmo importante é melhorares a tua saúde e os teus hábitos. Os objetivos focados em resultados podem ser intimidantes, porque parecem longínquos e grandes.

    • Falar numa conferência internacional da minha área;
    • Alcançar 100 mil seguidores nas redes sociais.

São coisas que muitas vezes fogem do nosso controlo pessoal, o que pode ser assustador, mas também é o que nos estimula a pensar mais além.

Anatomia de um objetivo

Fala-se muito de objetivos SMART  e a estrutura está um pouco gasta, mas continua a ser muito útil para definir objetivos à prova de frustração, mesmo que não seja seguida absolutamente à risca.

Um objetivo bem formulado é, então:

    • Specific (específicos) - o que é que exatamente se quer atingir;
    • Measurable (mensuráveis) - ser medido, haver uma medida concreta para poderes dizer que foi atingido;
    • Achievable (alcançáveis) - ser realista (e possível);
    • Relevant (relevantes) - ser importante e relevante;
    • Time-bound (temporizável) - em quanto tempo vai ser alcançado.

Os objetivos grandes muitas vezes confundem-se com sonhos ou resoluções. Por exemplo, “crescer o meu negócio” pode ser um objetivo, mas é demasiado vago. Posto assim, é longínquo - um sonho, um item de bucket list. O que é crescer? O que significa neste contexto?

É preciso definires exatamente o que queres dizer com os teus grandes objetivos. E, neste caso, o que significa “crescimento” para ti. Por exemplo, o crescimento pode ser aumentar o lucro em X% em relação ao ano anterior, mas também pode ser faturar acima de 30.000 €, contratar o teu primeiro membro da equipa, ou até mesmo ter mais clientes. Deves procurar ser o mais concreto possível.

E, depois de teres definido esses grandes objetivos, parte-os noutros mais pequenos. Se o objetivo maior for faturar acima de 30.000 €, quanto deve ser a tua faturação mensal? E quantos clientes precisas para fazer isso acontecer? Como vais conseguir?

Mas e quando não temos um objetivo em mente? Como decidimos para onde ir a seguir?

A boa notícia é que esta é a melhor maneira de definir objetivos. Primeiro, olhar para o que aconteceu, e só depois, fazer planos.

Algumas métricas a analisar para definir os próximos objetivos:

1. Quantos orçamentos enviaste e quantos foram aprovados?;

2. Se não foram aprovados. Porquê?;

3. Quanto faturaste? Como se compara à média que estabeleceste;

4. Quais foram as tuas despesas? E o teu lucro no final deste período?;

5. Como se compara com o ano anterior?;

6. O que querias ter feito que não fizeste?;

7. O que fizeste mas não estava nos planos? Como correu? Queres fazer mais?;

8. O que correu melhor?;

9. O que correu pior?.

Sugestões para estimular novos objetivos

A partir do que avaliaste na lista acima, pensa:

    • O que queres fazer diferente;
    • O que queres fazer igual;
    • O que pode ser melhor.

E agora mistura objetivos de faturação (e claro, números a atingir), com objetivos de aprendizagem e crescimento ( o que queres melhorar, que fraquezas queres colmatar), e objetivos pessoais (porque a tua vida pessoal, social e a tua saúde não precisam de ser um efeito secundário).

Quando definir novos objetivos?

Qualquer altura é boa para fazeres uma revisão e delineares novos objetivos, mas por norma tiramos partido dos momentos de transição do ano - inícios e fins. Alturas como:

    • Fim/ início do dia, da semana, do mês ou do ano;
    • Início de nova estação;
    • Início de novo trimestre;
    • O teu aniversário;
    • Setembro (“re-início” do ano).

O que fazer a seguir

A partir destas sugestões e estruturas, podes definir 1 objetivo semanal, 1 mensal (12 objetivos num ano!)  e 1 a 2 grandes objetivos anuais - idealmente definidos em janeiro, para que possas ser mais ambicioso. Não deixes que o calendário te intimide! Não é preciso esperar pelo próximo ano para começar - basta adaptares os teus objetivos para formas mais realistas até ao final do ano

Sofia Rocha e Silva
Sofia Rocha e Silva
Designer freelancer, cedo percebi que faturar como trabalhador independente tem muito que se lhe diga. Por isso, criei o projeto Luscofia que ajuda freelancers e pequenos empresários a descomplicar a faturação. Mensalmente, partilho com a Moloni dicas sobre faturação para facilitar a vida de quem trabalha por conta própria.
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!