Um recibo pode liquidar apenas parte do valor de uma fatura?
Sim. Quando estiver a relacionar um recibo com um documento, o sistema mostra-lhe que documentos não estão pagos e qual o valor a pagamento.
Pode optar por pagar na totalidade o valor da fatura, ou apenas uma parte, ficando o restante a pagamento, e que pode ser liquidado com outro recibo.
Este processo pode ser feito de 2 formas:
- Conciliação manual, ao criar um recibo através do processo habitual;
- Conciliação automática, ao utilizar o processo de conversão de documentos.
Siga os seguintes passos para cada um dos processos:
Criar um recibo de forma manual
1. Crie um novo recibo. No separador Documentos Relacionados, clique em Escolher Documentos.
2. Selecione o documento que pretende liquidar. Na coluna Valor Total altere o valor e clique em Atualizar.
3. Pode conferir o valor que será conciliado. Finalize o documento.
4. Quando emitir um Recibo para este cliente, visualiza a mesma fatura com o valor em falta.
A partir da conversão de outro documento
1. Ao optar por converter diretamente um documento para um recibo, esse documento aparece selecionado no separador Documentos Relacionados. Clique neste ícone para alterar o valor.
2. Efetue o processo descrito acima, ou seja, para o documento correspondente, altere o valor para o parcial que irá ser pago.
3. Finalize o documento.
Fale agora com um especialista que o ajudará a tirar todas as suas dúvidas.