Perguntas mais frequentes
Área de Cliente
Movimentos de Venda - Guias Globais

O que são e para que servem as Guias Globais?

Uma Guia Global (ou Documento de Transporte Global) é um documento de transporte que pode ser uma Guia de Remessa ou uma Guia de Transporte, mas que ao contrário destes 2 tipos de documentos, não inclui um cliente ou um destinatário pré-definido.

Existem situações em que na altura da saída e transporte de bens ou mercadorias o cliente é desconhecido ou não é identificado. Neste caso, deverá ser criada uma Guia Global em vez da habitual Guia de Remessa ou Guia de Transporte

Comunicação das Guias Globais à AT

Tal como as Guias de Remessa ou Guias de Transporte, também as Guias Globais devem ser comunicadas à AT antes do início do transporte, de forma a obter o código de transporte.

Nota importante:
Contudo, no caso das Guias Globais, mesmo tendo este código, é obrigatório que a pessoa que transporta os bens, tenha também o documento impresso consigo.

No caso do documento que resulta da entrega dos bens, ou do seu transporte para serem usados num determinado serviço, como o caso de uma Fatura ou uma Ficha de Serviço, este deve ser impresso também e comunicado até ao 5.º dia útil seguinte, independentemente de ser também comunicado com o ficheiro SAF-T PT. 

Desta forma, se no Moloni tiver ativada a comunicação dos documentos à AT com diferimento de dias, deverá alterar esta opção para um máximo de 5 dias, de modo a que estes documentos sejam comunicados dentro do prazo obrigatório.

Como criar uma Guia Global

O documento pode ser criado no Moloni através do processo de conversão, e fica depois conciliado com a Guia Global, como é explicado aqui. Se esse documento for uma Guia de Remessa ou Guia de Transporte, só pode adicionar artigos que fazem parte das Guias Globais do mesmo tipo, não sendo possível adicionar artigos que não constem nas Guias Globais conciliadas.

Em resumo, deve reter que:

  • Tanto a Guia Global como o documento resultante da entrega devem estar na sua posse impressos;
  • Este último documento deve ser conciliado com a Guia Global e comunicado num prazo máximo de 5 dias;
  • No caso de conciliar uma Guia Global com uma nova Guia de Remessa ou Guia de Transporte, não pode importar artigos com origem noutros tipos de documentos.
Procure na documentação
Ajuda complementar
Assuntos relacionados com "Área de Cliente"
Outros temas de ajuda
A nossa documentação está organizada por categorias e sub-categorias (Temas),
sendo atualizada com frequência para que possa estar a par de novidades, dicas e truques.
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!