Perguntas mais frequentes
Área de Cliente
Consultas - Histórico de Clientes

Como corrigir o saldo negativo dos clientes?

Quando o saldo da conta corrente de um cliente está negativo, significa que o mesmo tem crédito a seu favor. Existem situações em que isso é o esperado, contudo, existem outras em que este valor não se encontra correto.

Para informações adicionais sobre como o processamento de Devoluções de Pagamento, consulte:

Existem assim, casos em que o saldo negativo de um cliente não reflete a realidade da sua conta, e deve-se a notas de crédito que foram emitidas para reembolsar o cliente. Saiba como corrigir este tipo de situações;

Passo 1
Imagine, por exemplo, que efetuou a venda de um produto, emitindo a seguir um documento que a liquida. Caso o cliente queira depois ser reembolsado com este valor, deverá ser criada uma nota de crédito para o efeito (1).

Passo 2
O montante será assim anulado fiscalmente, contudo permanece no histórico do cliente do Moloni, como saldo negativo (2).

Passo 3
Para retificar esta situação e fazer com que o saldo do cliente corresponda à realidade, ficando a zero, deverá emitir uma "Devolução de Pagamento". Este documento não possui valor contabilístico mas permite efetuar o controlo interno do saldo de um cliente (3).

Passo 4
Ao verificar novamente o histórico deste cliente, o saldo encontra-se agora a zeros (4).

Procure na documentação
Ajuda complementar
Assuntos relacionados com "Área de Cliente"
Outros temas de ajuda
A nossa documentação está organizada por categorias e sub-categorias (Temas),
sendo atualizada com frequência para que possa estar a par de novidades, dicas e truques.
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!