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COVID-19 e Ecommerce - Mais do que uma tendência de 2020?

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O comércio está a passar por uma fase de transformação digital em tempos de pandemia. Quando a incerteza passar, será que esta tendência se mantém?

COVID-19 e Ecommerce - Mais do que uma tendência de 2020?

O primeiro semestre de 2020 está a ser indelevelmente marcado pelos efeitos e consequências do SARS COV 2 ou COVID 19. Os principais efeitos da pandemia estão a ser sentidos social e economicamente sendo de realçar as medidas específicas de confinamento territorial e o encerramento seletivo de setores de atividade económica como formas de mitigação da infeção.

Esta realidade, por mais que queiramos todos que seja temporária, veio provocar o desenvolvimento de ações de adaptação das empresas a novas formas de operação para continuarem em funcionamento ainda que com adaptações nos canais de distribuição.

A internet e as lojas de comércio eletrónico jogam aqui um papel essencial nas atividades que têm essa possibilidade já que permitem a desmaterialização do estabelecimento comercial e a diversificação dos canais de venda, o que permite às empresas a continuação - ainda que parcial - de atividades que, de outra forma, veriam uma redução e quebra ainda maiores.

A preparação de um canal digital com recursos dedicados permite que as empresas aproveitem da melhor forma as oportunidades geradas neste cenário. Desta forma, surge uma nova hierarquia de necessidades e que passam pelo aumento do comércio de equipamentos de proteção individual, pela aquisição de bens movida pelo pânico e melhoria das condições de confinamento como aquisição de pequenos domésticos ou de produtos para bricolage.

Para que a sua empresa seja também bem sucedida na transição da atividade que tenha possibilidade para o online, considere a aplicação dos seguintes princípios:

  • O ecommerce não é só teoria ou uma coisa bonita para se falar nos encontros de empresários - A transformação digital, deve ser encarada não só como ferramenta de resposta à pandemia, mas também como forma de implementação permanente de redução de custos fixos, ganhos de eficiência e de produtividade. Estude várias ferramentas disponíveis no mercado, muitas delas gratuítas e veja de que forma as poderá adaptar ao seu negócio. Seja criativo;
  • Tal como as lojas físicas, encontrar uma loja online é um fator chave - A cada vez maior taxa de utilização de internet e mesmo de aparelhos que utilizam a internet (IoT) para melhor responder melhor às necessidades para que são feitos torna a disponibilidade das soluções online como redundante. No entanto, para que o seu produto ou serviço, apareça online alinhado com o momento de procura dos potenciais clientes deverá fazer um investimento em SEO (Search Engine Optimization) e em publicidade dirigida aos públicos alvo de cada produto ou serviço. Para que a estratégia de publicidade online tenha os melhores resultados possíveis, a definição do cliente tipo da empresa deverá ser exato;
  • Compreender as especificidades do meio digital - Os canais digitais permitem a medição imediata de resultados. Ao contrário das lojas físicas, Uma mudança de conteúdos ou na estratégia de comunicação comercial produz efeitos imediatos e que podem ser imediatamente medidos. O aproveitamento desta flexibilidade permite uma mais rápida adaptação dos produtos e serviços aos que os consumidores procuram;

Nos próximos tempos, assistiremos à diminuição das resistências dos consumidores ditos clássicos às novas formas de comércio e a fazerem as primeiras encomendas online.

As oportunidades de fidelização a esta nova forma de comércio são enormes. As empresas que se empenhem e se comprometam com estratégias de transformação digital direcionadas para o comércio online sairão reforçadas desta crise.

Moloni
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