Blog do Moloni

A importância do backup na sua empresa

Atualizado a 05-04-2024
3 minutos de leitura

Foi a 31 de março que se celebrou o Dia Mundial do Backup e, por isso, trazemos-lhe algumas dicas sobre a importância do backup na sua empresa.

Alguma vez pensou como seria se perdesse tudo o que tem guardado no seu computador, telemóvel ou qualquer outro dispositivo? Ou perder todos os dados dos seus clientes? 31 de março foi o Dia Mundial do Backup e, por isso, trazemos-lhe algumas dicas sobre a importância do backup na sua empresa. 

O que é um backup?

Um backup é nada mais que uma cópia de segurança dos seus ficheiros, tais como contatos, e-mails, informações sobre o seu negócio, bases de dados de clientes, entre outros. Pode até já o ter feito ou fazê-lo com regularidade, mas será 100% seguro? Não se esqueça que deve manter uma cópia de segurança sempre atualizada, segura e acessível.

Motivos para ter um backup

Num mundo cada vez mais digital e com acesso e partilha de informações importantes constantemente, é crucial a existência de um backup. Já pensou no que seria se de repente perdesse o acesso a todos os dados da sua empresa? Não só seria uma frustração como pode tornar-se algo efetivamente crítico, se falarmos, por exemplo, da fuga dos dados de clientes.

Porque acontece a perda de dados?

A perda de dados em qualquer um dos seus dispositivos pode acontecer por vários motivos, entre os quais:

    • Ataques informáticos: Os ataques informáticos são, infelizmente, cada vez mais frequentes e colocam em causa a segurança de todos os seus dados. Estima-se que, mundialmente, exista um ataque informático a cada 10 segundos.
    • Falhas do sistema: As falhas de hardware podem levar a perda de dados alojados, por exemplo, em servidores. 
    • Erro humano: Quer seja por erro humano ou por alguma ação maliciosa e intencional, são imensas as situações que podem levar à perda de dados.
    • Catástrofes naturais: Situações que fogem do nosso controlo, seja um terremoto, inundações, incêndio, etc., são ameaças reais que causam a destruição de dados. 

Por estas razões, e tantas outras, é fundamental e imprescindível a existência de backups regulares. 

Qual a importância dos backups automáticos?

Realizar um backup manualmente pode acarretar alguns riscos, uma vez que podem ocorrer erros durante o processo. Por isso, programar um backup torna a operação mais segura. Ao fazê-lo, estará a otimizar recursos e poderá escolher qual o horário mais indicado para realizar esta tarefa de forma a não prejudicar o desempenho do seu negócio.

Mas para além destas dicas, é aconselhável ainda realizar mais do que uma cópia e guardá-las em locais diferentes.

Com que frequência se deve realizar o backup?

O ideal seria realizar um backup diário, mas tudo depende da quantidade de novos dados ou alterações que a sua empresa sofra no dia-a-dia. Se for atualizar o seu sistema operativo ou um software, é importante que faça um backup antes para prevenir possíveis erros que possam acontecer durante a atualização.

Como fazer um backup seguro?

Os locais para guardar as suas cópias de segurança são muitos, por isso, apresentamos três exemplos de diferentes modos de armazenar os seus dados:

    • Pen drives
      Os pen drives são pequenos dispositivos de entrada USB que permitem o armazenamento de dados. Apesar de bastante versáteis e totalmente móveis, a capacidade de armazenamento acaba por ser uma limitação e podem facilmente ser perdidos precisamente pelo seu tamanho.
    • Disco externo
      À semelhança do pen drive, também o disco externo é um dispositivo que funciona com entrada USB e tem também a função de armazenar dados. Tem uma capacidade superior de armazenamento, é um dispositivo móvel e que permite o seu transporte com facilidade.
    • Nuvem ou Cloud
      Este é certamente o modo mais aconselhável de armazenar os seus dados, existindo diversos servidores online que permitem guardar as suas informações. Alguns dos servidores mais usados são:

Esta é a forma mais segura de manter os seus backups salvos, uma vez que o acesso pode ser feito em qualquer dispositivo, sendo apenas necessário um login e password. Além disso, este método é bastante fiável porque se por um lado, em algumas soluções na cloud, os dados são gravados de forma segmentada em vários servidores, a informação é ainda encriptada, tornando difícil o acesso aos dados por terceiros. A autenticação de 2 fatores é ainda um outro método para garantir a segurança no acesso às suas contas.

Ter um backup dos arquivos pode evitar muitos transtornos. Por isso, não deixe de fazer cópias de segurança dos seus dados, visto que este é o melhor método para executar as suas tarefas tranquilamente e com a convicção de que as suas informações estão sempre em segurança.

Joana Garcia
Joana Garcia
Copywriter e Content Writer na Moloni, a Joana é apaixonada por comunicação. Adora viajar e não começa o dia sem um bom café.
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!