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Como a Internet Pode Salvar Negócios em Tempo de Pandemia

Atualizado a

Abordagem inicial à necessidade de virtualização de negócios, necessidade acelerada pelas restrições e indicações de confinamento.

Como a internet pode salvar negócios

Agora mais do que nunca, os negócios, em especial os micro e pequenos negócios têm descobrir processos de adaptação que lhes permitam sobreviver e, de alguma forma minimizar ou pelo menos suavizar os efeitos adversos que as restrições e as medidas de distanciamento social vieram colocar a todas as atividades. As empresas precisam de considerar com seriedade a criação ou utilização de ambientes virtuais, onde a atenção ao cliente precisa de ser mais forte e assumir um papel mais permanente e prioritário na forma de desenvolvimento do negócio.

Se antes a utilização das plataformas digitais já faziam parte do nosso quotidiano, para comunicar, comprar ou interagir socialmente, o COVID 19 veio obrigar a que essas mesmas interações assumam um papel profissionalmente relevante utilizando as mesmas ou outras ferramentas no desenvolvimento dos negócios online, principalmente dos negócios que contam com estabelecimentos comerciais no desenvolvimento da atividade. 

Assim, as muitas empresas que tinham presenças simbólicas em plataformas como o Facebook, o Linkedin ou o Instagram vêem-se agora na iminência de interagir como os seus clientes apenas a partir desses canais que, no entanto, não permitem o controlo total sobre as funcionalidades a utilizar e, além disso, os marketplaces ficam com uma percentagem das transações. é por estas razões que as empresas devem considerar o estabelecimento de presenças online próprias, devidamente formatadas e adequadas aos objetivos da empresa para o canal.

Para o estabelecimento de uma presença online que produza os resultados pretendidos deverá refletir sobre os seguintes pontos:

  • Escolha um bom domínio - O nome do site é um dos pontos fulcrais para o estabelecimento da presença digital. Deve tentar conjugá-lo com a sua marca ou o nome do seu negócio, com a atividade que desenvolve e com o histórico de atividade que já tenha desenvolvido offline;
  • Divulgue o seu site - Caso tenha já as presenças online referidas, utilize-as para direcionar visitas para o seu novo site. Dê a conhecer o novo endereço e as vantagens que poderão estar associadas à visita;
  • Escreva conteúdos apelativos - O sucesso do novo canal faz-se pela atratividade dos conteúdos. É o que publica que faz os seus públicos sentirem-se bem, que conta o seu histórico e começa a construir a sua credibilidade online. De uma forma simples e fácil de utilizar, divida o site site em 5 páginas: Entrada ou Landing page; Sobre Nós; Produtos e Serviços; Feedback ou testemunhos de experiências de clientes e por fim uma página de contactos para que seja fácil contactá-lo e, se for caso disso, encontrá-lo;
  • Fácil navegação - A navegação no site deverá ser simples e intuitiva. Deverá ter em atenção o número de cliques para se chegar a determinada informação assim como a coerência das informações prestadas;
  • Condições legais de funcionamento - Especialmente em sites de comércio eletrónico, há um conjunto de requisitos legais que deverão ser observados como os prazos de reclamação e devolução, a identificação da entidade vendedora, entre outros. De uma forma mais generalizada deverão ser também tidos em linha de conta os condicionalismos impostos pelo Regulamento Geral de Proteção de Dados e Lei de aplicação que tornam esta matéria muito sensível no desenvolvimento e operação de qualquer atividade;
  • Faça balões de ensaio - Ensaie conteúdos - especialmente imagens e outros elementos de aspeto gráfico - antes de fazer a abertura formal do seu site. É sempre boa ideia fazer o percurso dos três FFF - Family, Fools & Friends;

A internet evolui a um ritmo diferente - bastante mais rápido - do mercado offline. No entanto, os princípios de como se mantém e gere um negócio online não são assim tão diferentes dos negócios offline. Aproveite este período de abrandamento de atividade do que poderia correr melhor com o seu negócio e faça-o evoluir nesse sentido.

Moloni
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