Blog do Moloni

Faturação: Tipos de documentos

Atualizado a
3 minutos de leitura

Com a ajuda do nosso artigo, conheça os principais tipos de documentos no âmbito da faturação. Saiba o que são e para que servem.

faturação documentos

Existem vários tipos de documentos relativos ao departamento financeiro como emissão de faturas, guias de transporte e orçamentos. Para facilitar a sua compreensão, deixamos alguns esclarecimentos que podem ajudar na sua distinção:

  • Fatura - Documento que regista transmissões de bens e/ou prestações de serviço. Sem limitações de valor, deve ser emitida quando não há pagamento imediato e liquida-se pela emissão de um recibo.

  • Fatura Simplificada - Documento de venda que fica automaticamente liquidado (auto-pago).
    Possui limite de valor, imposto legalmente que, para retalhistas e vendedores ambulantes é de 1000 euros, e para as restantes atividades, é de 100 euros.

  • Faturas-recibo - Outro documento de venda, também auto-pago e por isso, sem necessidade de emissão de recibo. Ao contrário da Fatura simplificada não tem limite de valor.

  • Nota de Crédito - Documento legal de acerto de contas para correção de  faturas de forma total/parcial.

  • Recibos - Documento que comprova a liquidação de uma fatura.

  • Guia de Transporte - Documento que acompanha a circulação de mercadorias em território nacional possam ser objeto de operações realizadas por sujeitos passivos de IVA. Com identificação dos locais de carga e descarga e hora de início de transporte. Deve ser impresso em triplicado e acompanhar a mercadoria em trânsito. Sujeitos passivos com uma faturação superior a €100.000 no exercício anterior são obrigados à comunicação prévia destes documentos à AT.

  • Nota de Encomenda - Documento de apoio à gestão destinado à recolha de pedidos de clientes.

  • Orçamento - Documento de apresentação estimativas de custos a clientes. Pode ser usado para a elaboração de faturas.
Moloni
Moloni
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!