Blog do Moloni

Obrigações fiscais de 2022 para trabalhadores independentes

Atualizado a
3 minutos de leitura

Estamos em pleno 2022. Como vão as vossas obrigações fiscais? Para um trabalhador independente, os prazos podem assustar. É um dos medos de quem começa — e se deixar passar um prazo? E se tiver de pagar uma multa?

Contas com a Sofia

Na verdade, os prazos principais para um trabalhador independente são bastante fáceis de decorar e vão repetindo a cada trimestre. Ou seja, se conseguirmos entender o sistema de um trimestre, os restantes vão ser repetições.

Quais são os prazos mais importantes?

Primeiro, a nossa tríade de impostos: Segurança Social, IVA e IRS. Depois, os prazos não preocupam toda a gente mas também são importantes: o SAFT e os pagamentos por conta. Em baixo, numa tabela para ser mais fácil consultar.

 

  JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ
Entrega do SAFT (comunicação de rendimentos às finanças) 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12
Declaração de IRS           30            
Pagamento de IRS               31        
Confirmação de faturas para o IRS   25                    
Confirmação de agregado familiar para o IRS   15                    
Pagamentos por Conta             20   20     20
Declaração do IVA   20     20     20     20  
Pagamento do IVA   25     25     25     25  
Pagamento da Segurança Social 20 20 20 20 20 20 20 20 20 20 20 20
Declaração Trimestral da Segurança Social 31     30     31     31    

Outras notas sobre prazos

Falta a Declaração Recapitulativa do IVA!

Sim, porque a Declaração Recapitulativa só se entrega quando há uma transação que a justifique (transações intracomunitárias de bens e serviços a sujeitos passivos). Nesse caso tens até dia 20 do mês a seguir à transação para entregar a declaração que a registe.

Porque é que às vezes o prazo da segurança social é dia 21?

Por vezes vais reparar (se usares os calendários fiscais) que o dia de pagamento da segurança social é dia 21 ou 22 em vez de ser dia 20. É que, regra geral, caso o prazo calhe no fim-de-semana, é adiantado para a segunda-feira seguinte. O melhor é decorares que o prazo é dia 20, em vez de tentares preocupar-te com essas variações.

Tira partido do calendário

Agora que usamos calendários e agendas digitais, tira partido do que as ferramentas podem fazer por ti. Põe um evento para cada prazo no teu calendário e, mais importante, faz com que se repita automaticamente mensalmente ou anualmente. Todos os calendários mais usados conseguem fazer isso e é uma função imprescindível não só para prazos como para aniversários ou qualquer outro acontecimento recorrente.

Subscreve a newsletter dos prazos

Se os prazos te preocupam, tenho uma newsletter que te pode ajudar! Vais receber um alerta no teu e-mail para a maior parte dos prazos importantes. Não tem promoções, nem nenhum outro e-mail — é só prazos. Podes saber mais clicando aqui.

Sofia Rocha e Silva
Sofia Rocha e Silva
Designer freelancer, a Sofia cedo percebeu que faturar como trabalhador independente tem muito que se lhe diga. Por isso, criou o projeto Luscofia que ajuda freelancers e pequenos empresários a descomplicar a faturação. Agora, contamos todos os meses com as suas dicas sobre faturação para facilitar a vida de quem trabalha por conta própria.
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!