Blog do Moloni

O admirável mundo do freelancing

Publicado a 16-08-2021
5 minutos de leitura

Há cada vez mais freelancers e a dificuldade número 1 é consensual: gestão e contabilidade.

Contas com a Sofia

Chamo-me Sofia e desde julho de 2020 que me tenho dedicado a partilhar conteúdo útil para freelancers criativos. Este texto é o primeiro da rubrica Contas com a Sofia, onde vamos falar sobre ser trabalhador independente.

O que são freelancers?

Trabalhadores independentes e freelancers são a mesma coisa, só que em português a denominação é mais longa e não tão sonante. Além disso, mistura-se ainda o termo Empresário em Nome Individual, que é na mesma um trabalhador independente para as Finanças mas tem pequenas diferenças na forma de funcionar e para a Segurança Social.

No fundo, não interessa o nome que lhe damos: trabalhador independente, empresário em nome individual ou freelancer é aquele que está por sua conta, mas isso não significa que esteja sozinho. É com esse pensamento que começa esta rubrica.

O freelancing está a crescer no mundo

O freelancing é uma tendência crescente um pouco por todo o mundo, alimentada pelo advento da Informação, pela qualidade da ligação wi-fi e outros pequenos fatores. Nos Estados Unidos, se a tendência se mantiver, em 2027 os freelancers vão significar 50% do total da força laboral. Seja a tempo inteiro ou como um side job, freelancers estão um pouco por todo o lado. Há até a hastag que sugere que o futuro é freelancer (#thefutureisfreelance).

As áreas criativas e serviços são das mais prolíferas a lançar freelancers para o mercado, desde designers, gestores de redes sociais, fotógrafos, videógrafos, assistentes virtuais, entre outros, e plataformas como o Upwork ou o Fiverr viram os seus utilizadores aumentar ao longo do último ano, contrariando os efeitos da pandemia que se sentiram noutros tipos de trabalho.

Ser freelancer

Começar a ser freelancer

Nem toda a gente se adapta a trabalhar por conta própria, mas há cada vez mais pessoas a considerar fazê-lo e a deixarem trabalhos fixos para experimentarem uma carreira nova como freelancer. É que a ideia é muito atrativa: ter o controlo dos nossos próprios horários, dos nossos preços e das nossas decisões, trabalhar em qualquer lugar, construir algo nosso.

Para começar a trabalhar por conta própria como independente não é preciso muito — o principal é mesmo ter vontade e dar o primeiro passo — no entanto, a primeira dificuldade costuma ser como lidar com contabilidade.

Não é por acaso. Num ranking de literacia financeira, Portugal está em 111º entre 144 países e, no que toca a saber lidar com obrigações, impostos e gestão financeira de um micro-negócio, isso é bastante visível. Ninguém nos ensina, não sabemos. Muitas vezes nem sabemos onde procurar.

A rubrica Contas com a Sofia

Se desse lado estás a considerar começar a trabalhar por conta própria, lidar com a contabilidade até pode ser um dos teus medos. Não te preocupes. A primeira boa notícia é que não estás sozinho, é a dificuldade mais comum. A segunda boa notícia é que não terás de fazer nada muito difícil, é só uma questão de tempo até te habituares aos prazos, às operações, ao dia-a-dia, e há muitas ferramentas úteis (como o Moloni) que podem ajudar nisso.

Nesta rubrica mensal vamos abordar vários assuntos do dia-a-dia dos freelancers, tanto temas mais técnicos (como isenções de IVA ou licenças de parentalidade) como temas mais direcionados para ti que queres perceber como gerir melhor o teu tempo, como encontrar novos clientes, manter os antigos, estabelecer limites, e vários outros assuntos.

Sofia Rocha e Silva
Sofia Rocha e Silva
Designer freelancer, a Sofia cedo percebeu que faturar como trabalhador independente tem muito que se lhe diga. Por isso, criou o projeto Luscofia que ajuda freelancers e pequenos empresários a descomplicar a faturação. Agora, contamos todos os meses com as suas dicas sobre faturação para facilitar a vida de quem trabalha por conta própria.
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!
Subscreva a Newsletter
Subscrever
Moloni distinguido com o prémio PME Líder em 2020 Moloni distinguido com o prémio PME Excelência em 2020
© 2021 Moloni
Software de facturação online
Certificado pela Autoridade Tributária Nº 2860
O Moloni utiliza cookies para lhe garantir a melhor experiência enquanto utilizador. Ao continuar a navegar no site, concorda com a utilização destes cookies. Entendi e aceito