Blog do Moloni

Como começar como freelancer?

Atualizado a
2 minutos de leitura

Há cada vez mais pessoas interessadas em começar a trabalhar por conta própria.

Contas com a Sofia

Como começar como freelancer?

Há cada vez mais pessoas interessadas em começar a trabalhar por conta própria. Gerir o próprio tempo, potencialmente ter rendimentos mais elevados, ter liberdade: há muitas vantagens que tornam a independência profissional muito atraente.

Por isso, tomaste a decisão de ser trabalhador independente. E agora?

Passo 1: Faz contas à vida

Ainda antes de te despedires — caso tenhas um trabalho por conta de outrem — faz contas, sobretudo se nunca fizeste. Precisas de saber os valores gerais à volta da tua vida, que vão ser muito importantes para, mais à frente, calculares os teus orçamentos. E que valores são esses?

Quanto precisas para pagar todas as tuas contas. Inclusive podes criar vários níveis— das contas mais básicas (uma espécie de valor de sobrevivência que inclui renda, contas, comida), ao nível intermédio (que inclui restaurantes ou netflix, por exemplo), ao nível confortável (que pode incluir despesas mais desnecessárias). Dependendo do nível em que estão as tuas despesas agora, poderás ter ou não de adaptar.

Quanto tens poupado. E para quantos meses chega, considerando o quanto precisas para pagar as tuas contas, se pensares no pior cenário possível. O pior cenário pode ser nos próximos tempos não ganhares absolutamente nada. Zero. Esta poupança deve ser construída enquanto ainda tens rendimentos e deve segurar-te, no mínimo, por 3 meses; idealmente 6 meses; num cenário bom, 12 meses. É o que se chama o fundo de emergência (ou fundo de liberdade).

Quanto precisas de investir. Há alguma compra que tenhas de fazer para começar a trabalhar? Algum software ou material que precisas de comprar? Vais ter despesas mensais?

Quanto precisas de ganhar por mês. A partir do valor que precisas para pagar a tua vida, do valor que precisas para gerir o teu negócio e de uma margem de lucro para conseguires crescer e construir poupanças para férias, reforma, emergência, entre outras, qual é o valor mínimo que deves faturar por mês?

Passo 2: Aprende que um negócio não é só saber fazer

Seja design, fotografia, psicologia ou outra atividade qualquer, gerir um negócio (mesmo que sejas a única pessoa!) não vai ser só fazer o que sabes fazer bem. Ser independente vai obrigar-te a aprender muitas coisas novas; vais ter de saber gerir o teu dinheiro, tomar decisões diariamente, gerir o teu tempo, tratar da contabilidade e da faturação (felizmente existe o Moloni para ajudar nessa parte!), fazer orçamentos, lidar com clientes, e toda uma panóplia de capacidades que neste momento ainda te podem faltar. É por isso também que existe o Luscofia!

Passo 3: Percebe onde estás e quem está à tua volta

És trabalhador independente e tens a tua atividade, já fizeste contas, já aprendeste o básico sobre gestão. Mas onde encontras clientes? Como começas a trabalhar?

Em primeiro lugar, percebe onde estás e o que fazes. Qual é a tua área específica? O que é que te distingue de outros profissionais da tua área? Porque é que, como cliente, te devo contratar a ti em vez de contratar outra pessoa?

Depois, conta a toda a gente que estás a começar uma nova fase profissional e que estás disponível para trabalhar. Conta aos teus amigos, conta à tua mãe, publica no Facebook, no Instagram, no LinkedIn e no TikTok. Que toda a gente saiba que trabalho fazes e como te podem contactar.

Há uma grande probabilidade do teu primeiro cliente ser alguém que já conheces, ou que esteja perto de ti, porque quando somos contratados por alguém essa pessoa tem de confiar, minimamente, em nós. Construir essa confiança (através da entrega de trabalho, repetidamente) é o que te vai garantir um fluxo constante de clientes.

Isto também se aplica às plataformas de trabalho freelance, embora nas plataformas a construção de confiança seja mais difícil, não só porque estás a competir com o mundo inteiro como significa que estás mais longe dos clientes. Se optares por trabalhar através de plataformas como o Fiverr ou o Upwork, tenta sempre marcar chamadas vídeo com os teus clientes. Conversarem pessoalmente vai fazer milagres pela construção de confiança.

Depois de ler tudo isto, só resta mesmo a parte mais difícil: começar. Vamos?

Sofia Rocha e Silva
Sofia Rocha e Silva
Designer freelancer, a Sofia cedo percebeu que faturar como trabalhador independente tem muito que se lhe diga. Por isso, criou o projeto Luscofia que ajuda freelancers e pequenos empresários a descomplicar a faturação. Agora, contamos todos os meses com as suas dicas sobre faturação para facilitar a vida de quem trabalha por conta própria.
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!