Perguntas mais frequentes
Área de Cliente
Movimentos de Venda - Notas de Crédito

Notas de Crédito e Notas de Débito - O que deve saber sobre a sua criação

As notas de crédito e as notas de débito permitem corrigir os valores de documentos de venda. Saiba distingui-las e as regras a ter em conta.

Notas de Crédito - O que deve saber

A nota de crédito é um documento para creditar/anular o valor de uma fatura, de forma total ou parcial.

Para a sua emissão, deve escolher uma das opções:

  • Retificar valores faturados;
  • Desconto por rappel.

No Moloni, ao emitir este documento deve selecionar uma das opções, como é explicado aqui

Retificar valores faturados

Nesta situação, a nota de crédito deve estar relacionada com um ou vários documentos de venda. O valor final do documento não deve ultrapassar os valores do documento relacionado.

Assim, deve ter em conta os seguintes aspetos:

  • Deixa de ser possível adicionar novos artigos;
  • Os artigos a creditar devem fazer parte do documento relacionado;
  • O preços e quantidades não podem ultrapassar os preços e quantidades dos artigos dos documentos de origem.

Desconto por rappel

O desconto por rappel é um "prémio" na forma de crédito atribuído a um cliente para aplicar em compras futuras.

Neste caso, deve ter em conta que:

  • Pode emitir uma nota de crédito sem indicar um documento relacionado;
  • É possível adicionar novos artigos. 

E em relação às Notas de Débito?

A nota de débito é um documento retificativo que permite corrigir o valor de uma fatura sempre que:

  • Não tenha sido aplicado o IVA;
  • Os artigos tenham sido faturados com um IVA inferior.

Ao emitir uma nota de débito deve escolher a opção:

  • Retificar valores faturados;
  • Desconto por rappel.

Contudo, existem alguns aspetos em que a nota de débito difere da nota de crédito.
Uma nota de débito vai acrescentar valor ao que já existe na fatura, aumentando o valor em dívida do cliente. Desta forma, na nota de débito é possível adicionar artigos ou alterar os valores dos artigos já existentes.

Procure na documentação
Ajuda complementar
Assuntos relacionados com "Área de Cliente"
Outros temas de ajuda
A nossa documentação está organizada por categorias e sub-categorias (Temas),
sendo atualizada com frequência para que possa estar a par de novidades, dicas e truques.
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!