Guias passo a passo
Encontre todos os procedimentos completamente explicados!
Para que se sinta sempre apoiado, mesmo quando não está em contacto connosco.
Área de Cliente
Consultas - Margens de Lucro
Como consultar as margens de lucro?

Aprenda a tirar o máximo partido desta poderosa ferramenta que lhe permite saber quais os artigos ou famílias/categorias de artigos mais lucrativas dentro da sua plataforma.

Obtenha informação sobre as vendas mais rentáveis, em que documentos foram efetuadas, as quantidades vendidas e outras informações importantes, com base numa média das vendas e compras.

Tutorial em vídeo
Tutorial passo a passo

Para conhecer em pormenor esta ferramenta, aconselhamos a consulta à FAQ que lhe explica o modo de funcionamento da mesma, bem como os requisitos mínimos necessários para que os dados sejam corretamente contabilizados, como a inserção do preço de custo dos artigos, por exemplo.

Passo 1
Em primeiro lugar, aceda ao menu "Consultas" e escolha a opção "Margens de Lucro" (1).

Passo 2
A listagem das margens de lucro pode apresentar a rentabilidade dos artigos sob a forma de valor ou percentagem. Assim escolha que tipo pretende (2).
Para além para além do valor do lucro e da percentagem da margem de lucro, é ainda apresentado o Markup, em índice e em percentagem. Para saber mais, consulte este Guia.

Passo 3
Os dados que serão apresentados correspondem, por defeito, ao mês atual, mas pode modificar para outro que pretenda, tendo já pré-configuradas algumas opções (Trimestre, anual, entre outras) (3).

 

Passo 4
Pode também decidir se a listagem é apresentada no sentido "Descendente" ou "Ascendente(4), bem como optar por incluir ou não os documentos onde os artigos foram vendidos (5).

Passo 5
De seguida, com o objetivo de refinar a sua pesquisa, poderá escolher os artigos ou as categorias que farão parte da listagem. Para isso, pode usar a "Pesquisa de Artigos" (6) ou então selecionar diretamente as categorias de artigos (7), sendo que as 2 opções podem ser usadas em simultâneo.

Passo 6
Em "Segmentar por clientes(8), poderá pesquisar os clientes para os quais deseja visualizar as margens de lucro, sendo-lhe depois apresentados todos os artigos faturados aos clientes que selecionou.

Passo 7
Definidos todos os parâmetros, clique em "Filtrar" (9).

Passo 8
Em primeiro lugar, são-lhe apresentados os primeiros 5 artigos correspondentes às opções que selecionou, sob a forma de um gráfico, em "Artigos mais lucrativos(10).

Passo 9
O gráfico apresenta diferentes tipos de dados para cada artigo, mas poderá desativar os que não desejar visualizar dando um clique no seu nome (11).

Passo 10
Mais em baixo, pode visualizar a lista completa dos resultados (12).
Aqui poderá encontrar a Margem de Lucro sob a forma de valor e percentagem, mas também o Markup sob a forma de percentagem e índice. Saiba mais através deste Guia.

Passo 11
A coluna do lado direito "Resumo(13), mostra-lhe também uma síntese de dados importantes.
Se não visualizar esta secção, clique no ícone (14) que permite expandir esta área. 

Passo 12
Por fim, todos estes dados podem ser exportados para um ficheiro de folha de cálculo no formato CSV (15).

Procure na documentação
Pesquisar
Ajuda complementar
Assuntos relacionados com "Área de Cliente"
Outros temas de ajuda
A nossa documentação está organizada por categorias e sub-categorias (Temas),
sendo atualizada com frequência para que possa estar a par de novidades, dicas e truques.
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!
Experimentar
Login/Entrar
Subscreva a Newsletter
Subscrever

© 2019 Moloni
Software de facturação online
Certificado pela Autoridade Tributária Nº1455

O Moloni utiliza cookies para lhe garantir a melhor experiência enquanto utilizador. Ao continuar a navegar no site, concorda com a utilização destes cookies. Entendi e aceito