Perguntas mais frequentes
Área de Cliente
Consultas - Margens de Lucro

Como consultar as margens de lucro?

Tire o máximo partido desta ferramenta que lhe permite saber quais os artigos ou famílias/categorias de artigos mais lucrativas.

Obtenha informação sobre as vendas mais rentáveis, em que documentos foram efetuadas, as quantidades vendidas e outras informações importantes, com base numa média das vendas e compras.

Para conhecer em pormenor esta ferramenta, aconselhamos a consulta deste Guia que explica seu o funcionamento, os requisitos mínimos necessários para que os dados sejam corretamente contabilizados e a inserção do preço de custo dos artigos, por exemplo.

1. Aceda ao menu Consultas e selecione a opção Margens de Lucro.

2. A listagem das margens de lucro pode apresentar a rentabilidade dos artigos sob a forma de valor ou percentagem. Assim escolha que tipo pretende.
Para além do valor do lucro e da percentagem da margem de lucro, é apresentado o Markup, em índice e em percentagem. Para saber mais, consulte este Guia.

3. Os dados apresentados correspondem, por defeito, ao mês atual. Pode alterar manualmente esta data ou através do calendário.

 

4. Pode selecionar o modo como a listagem é apresentada, no sentido Descendente ou Ascendente, e optar por incluir ou não os documentos onde os artigos foram vendidos.

5. Com o objetivo de refinar a sua pesquisa, pode escolher os artigos ou as categorias que fazem parte da listagem. Para isso, pode usar a Pesquisa de Artigos ou então selecionar diretamente as categorias de artigos, sendo que as 2 opções podem ser usadas em simultâneo.

6. Em Segmentar por clientes, pode pesquisar os clientes para os quais deseja visualizar as margens de lucro, sendo-lhe depois apresentados todos os artigos faturados aos clientes que selecionou. Pode ainda segmentar a pesquisa por Vendedores e Documentos e Séries.

7. Definidos os parâmetros, clique em Filtrar.

8. São apresentados os primeiros 5 artigos correspondentes às opções que selecionou, sob a forma de um gráfico, em Artigos mais lucrativos.

9. O gráfico apresenta diferentes tipos de dados para cada artigo, mas pode desativar os que não desejar visualizar dando um clique no seu nome.

10. Mais em baixo, pode visualizar a lista completa dos resultados.
Aqui encontra a Margem de Lucro sob a forma de valor e percentagem, mas também o Markup sob a forma de percentagem e índice. Saiba mais através deste Guia.

11. A coluna do lado direito Resumo, mostra uma síntese de dados importantes.
Se não visualizar esta secção, clique no ícone que permite expandir esta área. 

12. Estes dados podem ser exportados para um ficheiro de folha de cálculo no formato CSV.

Procure na documentação
Ajuda complementar
Assuntos relacionados com "Área de Cliente"
Outros temas de ajuda
A nossa documentação está organizada por categorias e sub-categorias (Temas),
sendo atualizada com frequência para que possa estar a par de novidades, dicas e truques.
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!