Perguntas mais frequentes
POS (Point of Sale)
Salas e Mesas

Como configurar áreas e mesas para restauração

A funcionalidade Gestão de Mesas presente no POS Moloni é essencial para organizar o seu restaurante.

O POS Moloni permite inserir várias áreas, que podem ser associadas individualmente aos terminais que pretende, como por exemplo: esplanada, café, bar, salão interior ou exterior. É em cada uma destas áreas que se pode criar várias mesas.

Para aceder à Gestão de áreas comerciais, parte do nosso módulo de gestão de mesas, deverá fazê-lo através do menu POS (disponível na Área Cliente Moloni) e clicar em Gestão de Mesas

Em Gestão de áreas comerciais pode visualizar uma listagem de todas as áreas inseridas, sendo que em cada uma pode administrar novas áreas e mesas (que podem ser personalizadas), criando uma hierarquia entre elas.

Consulte este Guia para saber como adicionar e personalizar uma mesa.

Como usar as mesas no POS?

Para poder utilizar as suas áreas e mesas no POS deve:

  • Ativar o sistema de pedidos;
  • Dar permissões ao terminal para aceder às áreas pretendidas.

Siga os passos para compreender este processo:

1. Na sua área de cliente, aceda ao menu POS e clique em Configurar Terminais.

2. Clique no botão editar terminal do terminal pretendido (no qual pretende utilizar o sistema de pedidos).

3. No separador Mesas e pedidos selecione a opção Sim.

4. Selecione as áreas às quais o terminal terá acesso.

5. Aceda ao POS, clique em Pedidos e através do botão Mesas pode aceder ao conjunto áreas a que o terminal tem acesso. O acesso a estas depende das permissões definidas anteriormente.

Desta forma, encontra uma lista de todas as mesas que pertencem à área selecionada. No canto superior esquerdo, tem uma lista de todas as áreas a que o terminal tem acesso e pode navegar entre elas.

Ao selecionar a área, são-lhe apresentadas todas as mesas ocupadas e desocupadas de uma área. 

As mesas podem ser apresentadas de três formas diferentes:

  • Vista em grelha;
  • Vista de sala;
  • Vista em lista.

Em qualquer vista pode facilmente verificar se uma mesa está livre ou não. Ao clicar numa mesa livre, pode adicionar artigos ao pedido que ficará associado à mesa. Se clicar numa mesa ocupada, é apresentado o pedido associado à mesa. 

Em cada uma das mesas pode visualizar os dados do pedido e, consequentemente, artigos e dados do cliente.

Procure na documentação
Ajuda complementar
Assuntos relacionados com "POS (Point of Sale)"
Outros temas de ajuda
A nossa documentação está organizada por categorias e sub-categorias (Temas),
sendo atualizada com frequência para que possa estar a par de novidades, dicas e truques.
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!