ChangeLog do Moloni

Outras alterações da mesma altura

Taxa SIRCA

Módulo: Configurações - Empresa
Tipo Novidade
Desde 20-02-2019 (Versão 1.0)

O sistema de recolha de cadáveres de animais (SIRCA) assegura um encaminhamento adequado dos cadáveres dos animais que morram nos estabelecimentos onde são detidos. Garante os fins ambientais, a salvaguarda da saúde pública e a prevenção do risco de disseminação de doenças subjacente à regulamentação europeia que o impõe.

Tendo em vista suportar os encargos do SIRCA, foi criada uma taxa, designada Taxa SIRCA, especificamente destinada ao financiamento deste sistema, constante no Decreto-Lei n.º 33/2017 de 23 de Março.

De forma a auxiliar no cumprimento desta obrigação foram implementadas as alterações necessárias no Moloni, tanto para os detentores de animais como para os matadouros.

No caso dos Matadouros o valor da taxa acresce ao montante total a pagar pelo apresentante pelo serviço de abate pelo que deverá ser criado um imposto com o Título Taxa SIRCA (menção obrigatória). Ao criar este imposto deve ser selecionada a opção Valor constante como Tipo e Outro como Tipo de imposto, com o valor correspondente que deverá consultar no Despacho n.º 2905-A/2017. Posteriormente, para utilizar este imposto deverá criar um artigo, com a Designação sugerida Contribuição DGAV, com o preço a zero, associar a isenção M99 e o imposto Taxa SIRCA criado. Para as faturas onde é necessário adicionar esta taxa deverá ser inserido o artigo Contribuição DGAV, e os restantes como o respetivo Abate.

No caso dos sucessivos Detentores de Animais deverá ser ativada a opção Detentor de animais vivos (Taxa SIRCA), no separador Faturação das configurações da sua empresa. Depois deverá adicionar a(s) retenção(s) pretendida(s) a utilizar no âmbito deste regime. Ao adicionar a mesma deverá ativar a opção Detentor de animais vivos (Taxa SIRCA) e inserir uma designação. Esta designação não tem que corresponder a Taxa SIRCA. É apenas um campo de referência, neste caso. Depois, sempre que adicionar um novo documento, irá encontrar, na secção Dados Financeiros, o campo Taxa SIRCA, com todas as retenções deste tipo que inseriu anteriormente.

Esta funcionalidade está disponível para os Planos PRO, no caso dos detentores de animais.

Ligações de Interesse

Para mais informações consulte:
https://www.moloni.pt/suporte/index.php?action=getFaqDetail&id=967

Atualizações gratuitas no Moloni
O Moloni tem implementado na sua estrutura enquanto empresa um serviço de melhoria contínua e lean production que tem como principal objetivo a sistematização das alterações introduzidas no programa, quer como resposta aos normativos legais, quer como resposta às necessidades de mercado recolhidas diretamente das mensagens diretas e de feedback de clientes.

Uma das principais ferramentas deste sistema é o Changelog, um motor de consulta com informações sobre todas as alterações feitas na plataforma e enquadra os recursos disponibilizados aos utilizadores.
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!