ChangeLog do Moloni

Outras alterações da mesma altura

Comunicação do código do tipo de imposto e do código da taxa

Módulo: Autoridade Tributária
Tipo Alteração
Desde 15-05-2023 (Versão 1.0)

Até dia 8 de cada mês (prazo de comunicação atual) deve comunicar à Autoridade Tributária (AT) os documentos emitidos no mês anterior. Esta comunicação pode ser efetuada pela inserção manual dos dados no portal eFatura, ou pela submissão de um ficheiro SAF-T PT no mesmo portal, ou pela comunicação dos documentos de forma automática por webservice.

Foram efetuadas alterações aos campos Código do tipo de imposto (TaxType) e Código da taxa (TaxCode), tanto exportados para ficheiro SAF-T PT como também comunicados por webservice.

O campo TaxType comunica a informação relativa ao tipo de imposto e pode conter os dados IVA, IS (imposto de selo) ou NS (não sujeito a IVA ou IS). A partir de agora, é indicado NS apenas quando o código da isenção aplicada corresponde a M99. Caso seja outra isenção aplicada é indicado IVA.

O campo TaxCode apresenta o código da taxa na tabela de impostos. Passa a ser indicado NS (para recibos é comunicado NA, de não aplicabilidade) apenas se a isenção aplicada corresponde ao código M99. Caso tenha outra isenção diferente é indicado ISE (isenta).

Ligações de Interesse

Para mais informações consulte:
https://www.moloni.pt/suporte/index.php?action=getFaqSub&s_id=55

Atualizações gratuitas no Moloni
O Moloni tem implementado na sua estrutura enquanto empresa um serviço de melhoria contínua e lean production que tem como principal objetivo a sistematização das alterações introduzidas no programa, quer como resposta aos normativos legais, quer como resposta às necessidades de mercado recolhidas diretamente das mensagens diretas e de feedback de clientes.

Uma das principais ferramentas deste sistema é o Changelog, um motor de consulta com informações sobre todas as alterações feitas na plataforma e enquadra os recursos disponibilizados aos utilizadores.
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!