ChangeLog do Moloni

Outras alterações da mesma altura

CIUS-PT - Exportação de dados para várias estruturas

Módulo: Documentos
Tipo Novidade
Desde 04-03-2022 (Versão 1.0)

O Eletronic Data Interchange (EDI) tem como finalidade constituir-se como um standard de troca de dados entre entidades envolvidas no processo de faturação, que permitam a formatação de dados a partir da própria emissão de documentos tornando-os transmissíveis e decodificáveis por parte dos recetores, com a menor intervenção humana possível. Neste sentido, a nova forma de contratação pública torna obrigatória a emissão de faturas eletrónicas para empresas que trabalham com organismos públicos.

Desde 07-07-2021 que existe a possibilidade no Moloni de exportar os documentos num formato estruturado de acordo com a norma técnica portuguesa CIUS-PT. Os documentos para os quais esta exportação está disponível são as faturas, faturas/recibo, faturas simplificadas, notas de débito e notas de crédito.

Devido a exigências específicas de diversas entidades existem alguns dados dos documentos que são exportados para mais do que uma estrutura correspondente no CIUS-PT:

  • Informação constante no campo Enc./Orç. é exportada para as estruturas ContractDocumentReference (BT-12) e OrderReference (BT-13), caso não exista nenhuma nota de encomenda associada;
  • Informação constante no campo Refª cliente é exportada para os campos da norma AccountingCost (BT-19) e BuyerReference (BT-10).

O ficheiro exportado no Moloni está de acordo com o modelo de dados semânticos dos documentos de faturação eletrónica CIUS-PT, versão 2.1.1, de 26-02-2021, e com todas as orientações disponibilizadas na página da eSPap, que podem ser consultadas aqui.

Ligações de Interesse

Para mais informações consulte:
https://www.moloni.pt/suporte/edi-como-exportar-um-documento-para-um-ficheiro

Atualizações gratuitas no Moloni
O Moloni tem implementado na sua estrutura enquanto empresa um serviço de melhoria contínua e lean production que tem como principal objetivo a sistematização das alterações introduzidas no programa, quer como resposta aos normativos legais, quer como resposta às necessidades de mercado recolhidas diretamente das mensagens diretas e de feedback de clientes.

Uma das principais ferramentas deste sistema é o Changelog, um motor de consulta com informações sobre todas as alterações feitas na plataforma e enquadra os recursos disponibilizados aos utilizadores.
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