Guias passo a passo
Encontre todos os procedimentos completamente explicados!
Para que se sinta sempre apoiado, mesmo quando não está em contacto connosco.
POS (Point of Sale)
Terminais de pagamento TPA
Configuração de Terminal de Pagamentos TPA no ambiente POS Moloni

O Moloni está preparado para integrar nativamente terminais de pagamento automático (TPA) para que possa receber comodamente e sem qualquer tipo de erro humano no seu terminal de venda.

A grande vantagem da integração nativa do interface POS Moloni com os terminais TPA, é a eliminação do erro humano no momento da inserção do valor no terminal de pagamento!

Paralelamente a isso, transforma o processo de receber dos seus clientes através de cartões de débito ou crédito e até mesmo MB Way, numa tarefa simples e cómoda, com uma intervenção mínima do operador.

Nota Importante:
Os terminais suportados pelo Moloni são os modelos iCT250 e iCT220 da marca Ingenico, que podem ser solicitados ao seu banco na altura de subscrever o serviço, indicando que os terminais TPA devem trazer instalados o firmware para o Moloni!
Sem esta configuração/firmware não será possível efetuar a integração entre o TPA e o terminal de POS.

Com esta integração, e uma correta configuração no Moloni, o processo de pagamento pode ser totalmente automático, desde o momento em que fecha uma compra, até ao momento em que o seu cliente insere o PIN de autenticação.

Configuração Inicial
Para utilizar o seu Terminal de Pagamento Automático (TPA) no Moloni deverá realizar as seguintes configurações:

  • Efectuar o download e instalação do Moloni Print Client (MPC), disponível neste link: Moloni Print Client

Ativar o TPA num Método de Pagamento

  • Na Área de Cliente aceder a "Configurações" e depois "Métodos de Pagamento";
  • Escolher um método de pagamento e clicar em "Editar" ou adicionar um novo;
  • Ativar a opção "Terminal de Pagamento (TPA)" e clicar em "Atualizar".
    Conheça o processo completo neste Guia.

Aceder ao POS Moloni
Para poder efetuar compras e pagamentos no ambiente de testes, deverá aceder ao terminal de POS Moloni, na conta pretendida:

  1. Aceder ao url https://www.moloni.pt/ac/ ;
  2. Inserir os dados de login;
  3. Após efetuar o login, deve escolher do seu lado direito ou no menu de topo a opção “POS” ou “Módulo de POS”.

Funcionalidades do TPA dentro no POS
Todas estas funcionalidades pressupõem a instalação do MPC e a existência de um TPA instalado e conectado ao seu computador.
Para poder configurar e usar o TPA no interface de POS do Moloni, siga as seguintes instruções:

  • Adicionar TPA:
    • Na barra superior, clicar no TPA (4ª opção a partir da direita);
    • No menu apresentado, deverá selecionar “Adicionar terminal de pagamento”;
    • De seguida, deve colocar os dados do seu MPC nos campos “IP” e “Chave de Segurança” e clicar em “Obter terminais de pagamento TPA”;
    • Para saber como obter estes dados do seu MPC, consulte os Passos 1 a 3 desta FAQ
    • Selecionar na lista o Terminal pretendido e clicar em adicionar;
  • Eliminar TPA:
    • Na barra superior, clicar no TPA (4ª opção a partir da direita);
    • Selecionar a opção “Eliminar” no Terminal que pretende remover;
  • Abrir TPA:
    • Na barra superior, clicar no TPA (4ª opção a partir da direita);
    • No Terminal ativo, terá a opção de Ativar o TPA, representada pelo botão verde com o símbolo do TPA;
  • Fechar TPA:
    • Na barra superior, clicar no TPA (4ª opção a partir da direita);
    • No Terminal activo, terá a opção de Desativar o TPA, representada pelo botão vermelho com o símbolo do TPA.
      Para saber mais sobre todos este processos, consulte este Guia.
  • Pagamento:
    • Após selecionar a os artigos pretendidos para uma venda no POS, deverá clicar em “Fechar Imprimir”;
    • Nos métodos de pagamento disponíveis, deverá selecionar “Multibanco” e de seguida clicar em “Adicionar”;
    • Será exibido uma aba com informações relacionadas com o processo de pagamento, de forma a acompanhar as etapas do mesmo.
      Para conhecer o processo em pormenor, consulte este Guia.
  • Imprimir último recibo:
    • Caso exista algum erro no decorrer do pagamento, irá surgir no fim do mesmo uma aba com a opção de reimprimir o último recibo.
    • Caso o recibo seja da compra acabada se realizar, deverá marcar a nessa mesma aba o pagamento como realizado com sucesso, caso contrário poderá tentar novamente.
      Saiba mais pormenores através deste Guia.
  • Devolução pagamento:
    • Para efectuar uma devolução de pagamento, é necessário aceder ao menu ”Consultar documentos” e converter o documento pretendido para Nota de Crédito.
    • Após conversão, ao abrir novamente o menu “Consultar documentos”, na Nota de Crédito, estará disponível a opção de devolução de pagamento caso o pagamento do documento original tenha sido através de um TPA.
      Para conhecer o processo completo, consulte este Guia.
Procure na documentação
Pesquisar
Ajuda complementar
Assuntos relacionados com "POS (Point of Sale)"
Outros temas de ajuda
A nossa documentação está organizada por categorias e sub-categorias (Temas),
sendo atualizada com frequência para que possa estar a par de novidades, dicas e truques.
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!
Experimentar
Login/Entrar
Subscreva a Newsletter
Subscrever

© 2019 Moloni
Software de facturação online
Certificado pela Autoridade Tributária Nº1455

O Moloni utiliza cookies para lhe garantir a melhor experiência enquanto utilizador. Ao continuar a navegar no site, concorda com a utilização destes cookies. Entendi e aceito