Perguntas mais frequentes
POS (Point of Sale)
Terminais de pagamento TPA

Configuração de Terminal de Pagamentos TPA no ambiente POS Moloni

O Moloni está preparado para integrar nativamente terminais de pagamento automático (TPA) para que possa receber comodamente e sem qualquer tipo de erro humano no seu terminal de venda.

TPA Moloni

A grande vantagem da integração nativa do interface POS Moloni com os terminais TPA, é a eliminação do erro humano no momento da inserção do valor no terminal de pagamento!

Paralelamente a isso, transforma o processo de receber dos seus clientes através de cartões de débito ou crédito e até mesmo MB Way, numa tarefa simples e cómoda, com uma intervenção mínima do operador.

Quais os TPA suportados no Moloni?

Ingenico

Da marca Ingenico, o Moloni suporta os seguintes modelos :

  • Desk 3500;
  • Desk 3500 GPRS;
  • iCT250;
  • iCT220.
No caso dos TPA da marca Ingenico, podem ser solicitados ao seu banco na altura de subscrever o serviço, indicando que os terminais TPA devem trazer instalados o firmware para o Moloni.

Sem esta configuração/firmware não será possível efetuar a integração entre o TPA e o terminal de POS.
Depois disto, o processo de pagamento será automático, desde o momento em que fecha uma compra, até à altura em que o cliente insere o PIN de autenticação.

NewNote

Da marca NewNote, o Moloni suporta os modelos:

  • SPg7 GPRS;
  • SPg7 Wifi;
  • SPc5 CTOP;
  • SP60 3G.

No caso de optar por um TPA da NewNote, deverá efetuar um dos seguintes passos:

  • Já tenho um destes TPA’s: basta adquirir o cabo de compra remota.
  • Não tenho, mas vou adquirir: fale com o seu banco e peça um dos TPA’s da listagem bem como o cabo de compra remota. 
    O cabo para o terminal SPc5 CTOP deve ter uma ligação USB numa das pontas e, na outra, uma ligação idêntica a uma ficha RJ11, normalmente usada nos telefones, a qual deve ser ligada na porta RS232 do TPA.
    O cabo para os terminais SPg7 Wifi, SPg7 GPRS e SP60 3G deve ser um cabo miniUSB para ligar ao RS232 e USB para ligar ao PC.
    Para mais informações, contacte a NewNote através do endereço comercial@newnote.pt.

Configuração Inicial
Para utilizar o seu Terminal de Pagamento Automático (TPA) no Moloni deverá realizar as seguintes configurações:

Ativar o TPA num Método de Pagamento

  1. Na Área de Cliente aceder a Configurações e depois Métodos de Pagamento;
  2. Escolher um método de pagamento e clicar em Editar ou adicionar um novo;
  3. Ativar a opção Terminal de Pagamento (TPA) e clicar em Atualizar.
    Conheça o processo completo neste Guia.

Aceder ao POS Moloni
Para poder efetuar compras e pagamentos no ambiente de testes, deverá aceder ao terminal de POS Moloni, na conta pretendida:

  1. Aceder ao url https://www.moloni.pt/ac/ ;
  2. Inserir os dados de login;
  3. Depois clique em POS.

Funcionalidades do TPA dentro no POS
Todas estas funcionalidades pressupõem a instalação do MPC e a existência de um TPA instalado e conectado ao seu computador.
Para poder configurar e usar o TPA no interface de POS do Moloni, siga as seguintes instruções:

Adicionar TPA

  1. Na barra superior, clique no botão situado no canto superior esquerdo;
  2. Depois, clicar em Pagamentos.
  3. Introduza o IP e Chave de Segurança e clique em Obter terminais de pagamento TPA;
  4. Para conhecer o resto do processo, consulte este Guia.;

Eliminar TPA

  1. No painel principal do POS clique no botão situado no canto superior esquerdo e depois em Pagamentos;
  2. Clique no ícone de Eliminar do TPA que pretende apagar.
    Eliminar TPA

Abrir e Fechar TPA

  1. No painel principal do POS clique no botão situado no canto superior esquerdo e depois em Pagamentos;
  2. No Terminal ativo, terá a opção de Ativar ou Desativar o TPA.

Pagamento

  1. Após selecionar a os artigos pretendidos para uma venda no POS, clique em Fechar;
  2. Nos métodos de pagamento disponíveis, deverá selecionar aquele que tem o TPA ativo;
  3. Clique em + para que este seja adicionado ao documento. Consulte esta guia para conhecer os passos em pormenor.

Imprimir último recibo

  1. Para os TPA da marca Ingenico, caso exista algum erro no decorrer do pagamento, irá surgir no fim do mesmo uma aba com a opção de reimprimir o último recibo.
  2. Caso o recibo seja da compra acabada se realizar, deverá marcar a nessa mesma aba o pagamento como realizado com sucesso, caso contrário poderá tentar novamente.
    Saiba mais pormenores através deste Guia.
  3. Para os TPA da marca NewNote, a opção de imprimir o último recibo é feita diretamente no equipamento.

Devolução pagamento

  1. Para efectuar uma devolução de pagamento, é necessário aceder ao menu Consultar documentos e converter o documento pretendido para Nota de Crédito.
  2. Na nova janela que aparece, ative a opção Dev. pagamento.
  3. Para conhecer o processo completo, consulte este Guia.
Procure na documentação
Ajuda complementar
Assuntos relacionados com "POS (Point of Sale)"
Outros temas de ajuda
A nossa documentação está organizada por categorias e sub-categorias (Temas),
sendo atualizada com frequência para que possa estar a par de novidades, dicas e truques.
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!