Blog do Moloni

Trabalhar remotamente: como garantir a produtividade?

Atualizado a

Entrou em regime de teletrabalho devido ao COVID-19? Conheça algumas dicas para manter os níveis de produtividade no trabalho a partir de casa.

Atualizado em: 03-11-2020

Trabalhar remotamente

Muitas empresas entram (pela segunda vez) em regime de teletrabalho obrigatório devido às novas medidas aplicadas pelo governo em 121 concelhos de Portugal. Decidimos então, partilhar um guia para ajudar a integrar e otimizar o trabalho a partir de casa.

Trabalhar remotamente não é propriamente um conceito novo. Aliás, muitos de nós já o fizeram recentemente ou até o continuam a fazer, e outros já o faziam, mesmo antes desta situação da pandemia causada pelo Covid-19.

Se começou a trabalhar remotamente pela primeira vez, provavelmente irá descobrir que não é tão fácil quanto se poderia imaginar.
Uma vez por conta própria, é possível que se atrapalhe um pouco de forma a permanecer produtivo.

Aqui estão algumas dicas para o preparar para o sucesso:

1. É normal que não consiga ser produtivo imediatamente, por isso aceite que irá existir um período de adaptação. Em vez de tentar replicar o ritmo e práticas de trabalho do escritório, tente planear uma metodologia de trabalho adaptada à sua realidade.

2. Defina o seu próprio horário (caso não tenha um definido pela sua empresa) e cumpra-o. Se viver com mais pessoas faça questão de partilhar o seu horário, defina também hora de almoço e pausas para que as pessoas que vivem consigo possam saber quando está disponível e quando está ocupado a trabalhar.

3. Se possível defina uma divisão isolada de sua casa para trabalhar. Poderá ser um quarto se não tiver um escritório em sua casa. Assim estará mais concentrado, pois se numa divisão comum as distrações serão mais frequentes e irão afectar a sua produtividade.

4. Procure estar em constante comunicação com os seus colegas de trabalho. Use as várias ferramentas disponíveis online para comunicar com a sua equipa e os seus superiores.

5. Atualize o seu progresso mais do que o normal. Como se trata de uma experiência nova para todos, é importante comunicar o progresso do trabalho de forma mais intensa, pelo menos inicialmente, até que novas normas de trabalho remoto sejam estabelecidas. Envie atualizações para o seu chefe ou clientes em vez de esperar que sejam eles a solicitar. Pergunte-lhes pelas preferências relativamente à frequência, conteúdo e forma das atualizações.

6. Verifique a segurança da sua Internet. É possível que ao trabalhar remotamente, use uma ligação Wi-Fi. Por isso, tome as precauções necessárias para proteger a sua ligação e os dados da sua empresa.

7. Dê a si mesmo pausas. Vários estudos concluíram que fazer pausas curtas de 2 minutos, por exemplo, melhoram a sua produtividade e concentração. Por outro lado, previne possíveis dores de costas por estar demasiado tempo sentado.

Resumindo, esperemos que estas dicas o ajudem neste período de transição, que para muitas empresas ajudará a continuar com um negócio produtivo de forma remota e ao mesmo tempo, salvaguardar os seus empregados.

Claro que será necessário um período de adaptação, mas com a ajuda de algumas tecnologias, rapidamente estará perto do seu nível produtivo normal.

Se quiser saber mais acerca deste tópico, pode consultar também o nosso artigo sobre Teletrabalho.

Moloni
Moloni
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!